Exercícios sobre Mario Quintana
(PUC-PR) Na seguinte narrativa curta de Mário Quintana, podemos observar algumas características da obra do escritor:
História
“Era um desrecalcado, pensavam todos. Pois já assassinara uma bem-amada, um crítico e um amigo. Mas nunca mais encontrou amada, nem crítico, nem amigo. Ninguém mais que lhe mentisse, ninguém mais que o incompreendesse, nem nunca mais um inimigo íntimo...
E vai daí ele se enforcou.”
Selecione a alternativa que melhor descreve as características da obra de Mário Quintana:
a) A destruição indiscriminada, cega e desumana do mundo circundante.
b) Individualismo autêntico e generoso, mas carregado de crítica social.
c) Desconfiança diante das convenções sociais estabelecidas.
d) Visão desencantada, irônica e crítica da humanidade, materializada pela força da palavra poética.
e) Nostalgia e saudade dos objetos antigos e do passado.
Alternativa “d”.
(UFRJ)
Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
QUINTANA, M. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2005. p. 469.
Eles não têm pouso
nem porto (v. 6-7)
Os versos acima podem ser lidos como uma pressuposição do autor sobre o texto literário. Essa pressuposição está ligada ao fato de que a obra literária, como texto público, apresenta o seguinte traço:
a) é aberta a várias leituras
b) provoca desejo de transformação
c) integra experiências de contestação
d) expressa sentimentos contraditórios
Alternativa “a”. Os pássaros, sobre os quais fala o poeta, estão no plano da metáfora, visto que não são pássaros reais. Esses pássaros, por não terem pouso nem porto, podem pousar em qualquer lugar, colaborando com a ideia de que o poema se encontra aberto a várias leituras.
Sobre a poesia de Mario Quintana, é incorreto afirmar:
a) Enquadra-se, cronologicamente, ao terceiro tempo modernista, embora essa classificação seja arbitrária, já que sua poesia crescia sob o clima da década de 30 (segundo tempo modernista) no plano da literatura gaúcha.
b) Tem no Simbolismo sua maior inspiração, onde encontrou o gosto e a técnica pelos poemas em prosa.
c) A escola parnasiana é sua maior inspiração. O poeta pregou o culto à palavra e ao formalismo métrico.
d) Os temas frequentes da poesia de Mario Quintana são: valorização da imaginação, o sonho, a fantasia, o devaneio, o encanto, o misticismo, a humanidade, a existência, o carinho, a canção e o mundo infantil.
Alternativa “c”. Embora tenha retomado alguns aspectos da poesia parnasiana, execrada pelos modernistas de 1922, e de ter composto versos sob formas fixas, especialmente sonetos, Mario Quintana tinha no Simbolismo sua maior inspiração.
A rua dos cata-ventos
Eu nada entendo da questão social.
Eu faço parte dela, simplesmente...
E sei apenas do meu próprio mal,
Que não é bem o mal de toda a gente,
Nem é deste Planeta... Por sinal
Que o mundo se lhe mostra indiferente!
E o meu Anjo da Guarda, ele somente,
É quem lê os meus versos afinal...
E enquanto o mundo em torno se esbarronda,
Vivo regendo estranhas contradanças
No meu vago País de Trebizonda...
Entre os loucos, os Mortos e as Crianças,
É lá que eu canto, numa eterna ronda,
Nossos comuns desejos e esperanças.
Sobre o poema de Mario Quintana, julgue as proposições:
I. O eu-lírico mostra seu alheamento em relação às questões sociais e as julga pouco importantes para a compreensão do homem no mundo.
II. Há, no poema “A rua dos cata-ventos”, uma preocupação exarcebada pelas questões religiosas, temática muito presente nos versos de Quintana.
III. O poeta faz uma elegia ao universo infantil e adota o escapismo como método de sobrevivência.
IV. Composto por versos livres, o poema é um exemplo da poesia religiosa produzida pelo autor.
a) Todas estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) I, II e IV estão corretas.
d) Apenas IV está correta.
e) Apenas III está correta.
Alternativa “d”. A religiosidade é uma temática frequente na poética de Mario Quintana, que ora se mostra crédulo, ora se mostra cético ao duvidar da existência de um Deus ou de um ser superior.