Exercícios sobre poesia social
(Enem - 2010)
Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, é autor de “Bicho urbano”, poema sobre sua relação com as pequenas e grandes cidades.
BICHO URBANO
Se disser que prefiro morar em Pirapemas
ou em outra qualquer pequena cidade do país
estou mentindo
ainda que lá se possa de manhã
lavar o rosto no orvalho
e o pão preserve aquele branco
sabor de alvorada.
A natureza me assusta.
Com seus matos sombrios suas águas
suas aves que são como aparições
me assusta quase tanto quanto
esse abismo
de gases e de estrelas
aberto sob minha cabeça.
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1991.)
Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção em que se observa esse recurso.
a) “e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada.”
b) “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho”
c) “A natureza me assusta / Com seus matos sombrios suas águas”
d) “suas aves que são como aparições / me assusta quase tanto quanto”
e) “me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas”
Alternativa “a”. A expressão “branco sabor”, ao associar o sentido da visão com o do paladar, promove a fusão de impressões sensoriais diversas, constituindo uma sinestesia.
São características da poesia social:
I. O movimento teve como líderes os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além do escritor Décio Pignatari, e surgiu na década de 1950.
II. A poesia social surgiu como um manifesto contra o excesso de teorização e de experimentalismo da poesia concreta, também chamada de poesia de vanguarda.
III. A poesia social retomou certos procedimentos adotados pelas correntes de vanguarda do começo do século XX, como o Futurismo e o Cubismo.
IV. A poesia social propunha a volta da linguagem discursiva por meio de um estilo simples e direto, já que tal característica havia sido abolida pelos poetas do Concretismo.
V. Os poetas da poesia social valeram-se de materiais gráficos e visuais para criar uma poesia urbana. O poema abandona a linguagem discursiva e assume forma de cartaz, cartão, anúncio, fotografia ou qualquer objeto da produção industrial.
a) II e IV estão corretas.
b) I, III e V estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) II, IV e V estão corretas.
e) Apenas I está correta.
Alternativa “a”. Com exceção das proposições II e IV, as demais trazem características do Concretismo.
Estão, entre os principais representantes da poesia social brasileira:
a) João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Décio Pignatari.
b) Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.
c) Ferreira Gullar, Thiago de Melo e Afonso Romano de Sant'Ana.
d) Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes.
e) Paulo Leminski, Torquato Neto e Waly Salomão.
Alternativa “c”. Ferreira Gullar, Thiago de Melo e Afonso Romano de Sant'Ana foram os principais representantes da poesia social brasileira. A poesia social buscava expressar a posição do autor diante da vida e dos problemas da sociedade por meio de uma arte mais discursiva e menos visual.
Não há vagas
O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão
O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras
- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas"
Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço
O poema, senhores,
não fede
nem cheira.
Ferreira Gullar
Podemos afirmar que o poema de Ferreira Gullar representa a chamada poesia social, pois:
a) Apresenta características que o assemelham à poesia produzida pela terceira geração do modernismo brasileiro, cujo ideal era o experimentalismo e a ruptura com o poema formal.
b) Propõe a volta de uma linguagem discursiva, num estilo simples e direto, representando na poesia o cotidiano do homem das cidades, além de representar os momentos difíceis de situação social e política enfrentados pelo Brasil nas décadas de 1960 e 1970.
c) A poesia de Ferreira Gullar apresenta um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, embora ainda faça uso de elementos linguísticos comuns ao parnasianismo brasileiro.
d) Pode ser considerado como poesia social porque não apresenta qualquer tipo de preocupação com a vida do homem nas grandes cidades. Há apenas o compromisso com a palavra e com a estrutura do poema, que rompe com a linguagem discursiva a favor do verso livremente disposto na página.
Alternativa “c”.