Exercícios sobre quinhentismo

Resolva esta lista de exercícios sobre quinhentismo, estilo de época composto pela literatura de informação e pela literatura de catequese. Publicado por: Warley Souza
Questão 1

(Enem)

Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.

Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!

CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 31 out. 2021.

Esse texto é um fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, cuja importância documental reside no fato de

A) apresentar usos pouco comuns do português padrão da época.

B) descrever o estranhamento do autor ao chegar ao Brasil.

C) fazer um inventário do expediente das rotinas de navegação e achados da tripulação.

D) exemplificar procedimentos de comunicação formal em um contexto de forte hierarquia.

E) ser um registro histórico e linguístico do período em que foi redigido.

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Alternativa E.

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um documento histórico que registra fatos ocorridos em 1500, além de ser um registro linguístico do período em que foi escrita. Esse texto é a principal obra da literatura de informação do quinhentismo.

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da literatura de catequese.

A) Experimentalismo

B) dualismo

C) Pastoralismo

D) Regionalismo

E) Teocentrismo

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Alternativa E.

A literatura de catequese objetivava catequizar, ou converter, o indígena brasileiro. Desse modo, ela apresenta caráter teocêntrico, já que sua temática é predominantemente religiosa.

Questão 3

(Ufla) Sobre a produção da literatura de informação, é CORRETO afirmar que

A) a prática do canibalismo e a poligamia dos indígenas foram vistas com naturalidade pelos portugueses, por considerá-los avessos a qualquer comportamento de civilidade.

B) a “certidão de nascimento” do Brasil — carta escrita por Pero Vaz de Caminha — não é considerada um documento fidedigno, em razão da forte influência religiosa.

C) os escritos dos cronistas e viajantes tinham caráter marcadamente descritivo, já que se empenhavam em fazer levantamentos da fauna, flora, rios, gentes do mundo tropical.

D) os primeiros relatos revestiam-se de um caráter intimista, amistoso. O nativo é descrito como um ser humano de grande valor e as diversidades culturais são sempre respeitadas e admiradas.

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Alternativa C.

Os cronistas e viajantes não viram com naturalidade o canibalismo e a poligamia dos indígenas, pois tais práticas divergiam da cultura cristã europeia. Já a Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada um documento histórico fidedigno, mas pautado no testemunho do cronista. Sobressaía nos escritos dos cronistas e viajantes a descrição da fauna, flora, dos rios e das gentes. No entanto, eles desvalorizavam o nativo e sua cultura.

Questão 4

Todos os autores indicados abaixo pertencem ao quinhentismo, exceto:

A) José de Anchieta.

B) Pero Vaz de Caminha.

C) Gregório de Matos.

D) Hans Staden.

E) Pero de Magalhães Gândavo.

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Alternativa C.

O autor Gregório de Matos esteve ligado ao barroco brasileiro.

Questão 5

(Ufla)

Carta ao padre geral, 1o/6/1560
José de Anchieta

Carta ao Padre Geral, de São Vicente, em 1o de junho de 1560.

No ano de 1558, no fim do mês de maio escrevi, Reverendo em Cristo Padre, o que se passou, assim acerca de nós outros, como da conversão e doutrina dos índios.

Há tão poucas cousas dignas de se escrever, que não sei que escreva, porque, se escrever a Vossa Paternidade que haja muitos dos Brasis convertidos, enganar-se-á a sua esperança, porque os adultos a quem os maus costumes de seus pais têm convertido em natureza, cerram os ouvidos para não ouvir a palavra de salvação, e converter-se ao verdadeiro culto de Deus.

Um só exemplo contarei por me não demorar em cada cousa particular, e que não será causa de menor alegria. Faleceu há pouco uma velha índia que havia sido manceba de um português quase quarenta anos, e ainda gerando muitos filhos; esta como os nossos irmãos houvessem muito admoestado, que olhasse para si, e não quisesse ir-se ao inferno por aquele pecado, logo arrependida, e conhecendo a maldade com que havia vivido, aborreceu o pecado perseverando na castidade, e trabalhava de purgar seus pecados com muitas esmolas que nos fazia. Agora, ferida de uma longa e incurável enfermidade, foi a Piratininga, onde deixou uma casa para seus filhos e escravos. Entendia somente as cousas tocantes à salvação de sua alma, confessava e comungava muitas vezes, e dando-nos muitas esmolas, aparelhava eternos tabernáculos na vida. Visitavam-na muitas vezes os irmãos, confortavam-na nas divinas palavras, principalmente quando já no último, tendo corruptos os membros secretos (esta era sua enfermidade, que é mui comum nestas mulheres do Brasil, ainda virgens), mas o Padre Afonso Braz, e o irmão Gaspar Lourenço, intérprete, tendo mais ânimo ao odor que sua alma havia de dar, venceram o fedor que aos outros era intolerável, estiveram toda a noite sem dormir, esforçando-a com divinas palavras, em que ela muito se deleitava, até que expirou com ditoso fim, como é de crer.

*Brasis: é expressão usada na época para designar os índios brasileiros.

Crônicas do descobrimento — Antônio Carlos Olivieri e Marco Antônio Villa (organizadores) — Com adaptações.

Nesse texto, o autor narra a morte de uma velha índia que, convencida de seus pecados, converteu-se. Esse episódio constitui um(a)

A) análise da situação crítica em que se encontravam os índios quando a carta foi escrita.

B) informação sobre o trabalho dos jesuítas na conversão e doutrina dos índios.

C) alerta sobre a impossibilidade de convencer os nativos a buscarem a salvação em Deus.

D) exposição lógica de ideias a serem discutidas mediante argumentos bem fundamentados sobre o comportamento dos indígenas.

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Alternativa B.

O texto traz informação sobre o trabalho dos jesuítas na conversão dos indígenas, bem como mostra o comportamento da velha indígena que se converteu ao cristianismo.

Questão 6

[…]
Envolta, há séculos, no horror da escuridão idolátrica,
houve nas terras do Sul uma nação que dobrara a cabeça
ao jugo do tirano infernal, e levava uma vida
vazia de luz divina. Imersa na mais triste miséria,
soberba, desenfreada, cruel, atroz, sanguinária,
mestra em trespassar a vítima com a seta ligeira,
mais feroz do que o tigre, mais voraz que o lobo,
mais assanhada que o lebréu, mais audaz que o leão,
saciava o ávido ventre com carnes humanas.
Por muito tempo tramou emboscadas: seguia,
no seu viver de feras, o exemplo do rei dos infernos,
que por primeiro trouxe a morte ao mundo, enganando
nossos primeiros pais. Dilacerava os corpos de muitos,
com atrozes tormentos, e, embriagada de furor e soberba
ia enlutando os povos cristãos com mortes frequentes.
Mas um dia o pai onipotente volveu os olhares
dos reinos da luz à noite das regiões brasileiras,
às terras que suavam, em borbotões, sangue humano.
Então mandou-lhes um herói das plagas do Norte,
um herói que vingasse os crimes nefandos,
que banisse as discórdias, freasse o assassínio,
bárbaro e contínuo, acabasse com as guerras horrendas,
abrandasse os peitos ferozes e não sofresse impassível
cevar-se em sangue de irmãos queixadas humanas.
[...]

ANCHIETA, José de. Feitos de Mem de Sá. São Paulo: Ministério da Educação e Cultura, 1970.

Nesse fragmento da obra Feitos de Mem de Sá, sobressai a seguinte temática:

A) a condenação à cultura indígena.

B) a valorização da cultura indígena.

C) a visão nacionalista brasileira.

D) os feitos épicos do povo indígena.

E) a visão antropocêntrica e humanista.

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Alternativa A.

No fragmento, José de Anchieta condena a cultura indígena, a qual ele associa ao “tirano infernal”, ou seja, ao demônio. Por fim, ele diz que Deus mandou um herói para combater esse estado de coisas. O herói é o português Mem de Sá. Portanto, o texto apresenta uma visão teocêntrica, pautada nas crenças cristãs, e defende a intervenção portuguesa no modo de vida indígena.

Questão 7

(Ufam) Marque a opção que NÃO se relaciona, direta ou indiretamente, ao período em que aconteceu a chamada literatura dos viajantes e dos jesuítas:

A) As obras dessa fase refletem certos aspectos da realidade brasileira, evidenciando traços de uma consciência nacional.

B) As concepções medievais perdem espaço para os novos conceitos e valores fundados no ideário renascentista.

C) Esse ciclo da Literatura Brasileira correspondeu ao momento inicial da colonização de nosso país.

D) Os textos corresponderam à necessidade de informações que confirmassem a viabilidade econômica da empresa colonial.

E) Viveu-se um período de delírio e espírito aventureiro, com a “descoberta” de novas terras e povos tidos como exóticos.

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Alternativa A.

Durante o quinhentismo, ainda não havia uma consciência nacional, já que era o início da colonização portuguesa. Em relação às concepções medievais mencionadas na alternativa B, o teocentrismo esteve fortemente presente nas obras do período, porém certos conceitos e valores medievais perderam espaço para o pensamento científico, o qual permitiu o advento das grandes navegações.

Questão 8

A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber.

A carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000292.pdf.

Nesse fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha, sobressai a seguinte característica da literatura de informação:

A) caráter narrativo.

B) caráter descritivo.

C) caráter argumentativo.

D) aspecto catequético.

E) aspecto épico.

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Alternativa B.

No fragmento, sobressai a principal característica da literatura de informação, isto é, o descritivismo.

Questão 9

(Eram três diabos que querem destruir a aldeia com pecados, aos quais resistem São Lourenço, São Sebastião e o Anjo da Guarda, livrando a aldeia e prendendo os tentadores cujos nomes são: Guaixará, que é o rei; Aimbirê e Saravaia, seus criados)

GUAIXARÁ

Esta virtude estrangeira
Me irrita sobremaneira.
Quem a teria trazido,
com seus hábitos polidos
estragando a terra inteira?

Só eu permaneço nesta aldeia
como chefe guardião.
Minha lei é a inspiração
que lhe dou, daqui vou longe
visitar outro torrão.
[...]

(Senta-se numa cadeira e vem uma velha chorar junto dele. E ele a ajuda, como fazem os índios. Depois de chorar, achando-se enganada, diz a velha)

VELHA

O diabo malcheiroso,
teu mau cheiro me enfastia.
Se vivesse o meu esposo,
meu pobre Piracaê,
isso agora eu lhe diria.

Não prestas, és mau diabo.
Que bebas, não deixarei
do cauim que eu mastiguei.
Beberei tudo sozinha,
até cair beberei.
(a velha foge)
[...]

ANCHIETA, José de. Auto representado na festa de São Lourenço. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro/ Ministério da Educação e Cultura, 1973.

Qual era o objetivo do padre José de Anchieta ao escrever e fazer representar a peça teatral Auto da festa de São Lourenço?

A) A peça de Anchieta tinha puramente uma função estética.

B) A peça de Anchieta buscava fortalecer o cristianismo na Europa.

C) Anchieta buscava, com sua peça, favorecer a conversão do povo indígena.

D) Na peça de Anchieta, elementos da cultura indígena são enaltecidos.

E) Anchieta visava ao lucro com a venda de ingressos para sua peça.

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Alternativa C.

A peça de Anchieta foi feita para o público indígena, com o fim de converter o indígena ao cristianismo. Para isso, mostra e condena elementos da cultura indígena que, segundo a visão eurocêntrica cristã, estavam relacionados ao pecado, isto é, distantes de Deus e próximos do diabo.

Questão 10

Assinale a alternativa que apresenta uma característica do quinhentismo.

A) Apelo sensorial

B) Visão paradoxal

C) Idealização amorosa

D) Caráter documental

E) Pessimismo

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Alternativa D.

O caráter documental sobressai na literatura de informação.

Questão 11

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

(  ) O quinhentismo foi composto por literatura de formação e de informação.

(  ) A literatura de informação também é chamada de literatura de catequese.

(  ) Luís de Camões foi o principal representante da literatura de informação.

A sequência correta é:

A) V, V, F.

B) F, F, F.

C) V, F, F.

D) F, F, V.

E) V, V, V.

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Resposta

Alternativa C.

O quinhentismo foi composto por literatura de formação (também chamada de literatura de catequese) e de informação. Já Camões foi o principal autor do classicismo português.

Questão 12

Analise estas afirmações:

I- José de Anchieta foi um representante da literatura catequética.

II- A Carta de Pero Vaz de Caminha faz parte da literatura de informação.

III- O quinhentismo apresentou as mesmas características do barroco.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) II e III.

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Resposta

Alternativa D.

O quinhentismo esteve relacionado aos primeiros textos escritos no Brasil ou sobre o Brasil durante o século XVI, textos em que predomina o teocentrismo. Já o barroco é um estilo de época do século XVII, marcado pelo contraste.

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