Exercícios sobre Simbolismo

Com estes exercícios sobre Simbolismo, você poderá testar seus conhecimentos sobre obras e autores importantes dessa escola literária. Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco
Questão 1

(ENEM – 2010)

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)

Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:

a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

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Resposta

Alternativa C.

O estilo poético demonstra refinamento, uma vez que o soneto é uma forma de prestígio na literatura clássica. Além disso, o sofrimento dos seres humanos é um tema universal que foi abordado de forma abstrata e metafísica no poema de Cruz e Sousa.

Questão 2

(Mackenzie)

“Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

As estrofes anteriores, claramente representativas do_____ , não apresentam _____ .

Assinale a alternativa que completa corretamente AS DUAS lacunas anteriores.

a) Romantismo – sinestesia

b) Simbolismo – aliterações e assonâncias

c) Romantismo – musicalidade

d) Parnasianismo – metáforas e metonímias

e) Simbolismo – versos brancos e livres

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Resposta

Alternativa E.

João Cruz e Souza, que transparece a melancolia e a revolta com versos magicamente ricos e sonoros, foi o pioneiro do simbolismo no Brasil. Esse movimento cultiva as formas fixas em um poema, principalmente o soneto. Portanto, os versos livres não são características que encontraremos facilmente em obras simbolistas.

Questão 3

Sobre o Simbolismo, é incorreto afirmar que:

a) Na França, o poeta francês Arthur Rimbaud é considerado precursor do simbolismo por ter publicado “As flores do mal”.

b) Abundância de metáforas e figuras sonoras.

c) As obras buscam sugerir os objetos como símbolos, como ao usar a cruz para falar de sofrimento.

d) Três das temáticas mais comuns do simbolismo são: sonho, mistério e morte.

e) No Brasil, três grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Augusto dos Anjos, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães.

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Resposta

Alternativa A.

O autor considerado precursor desse movimento na França foi o poeta Charles Baudelaire com a obra “As flores do mal”, em 1857. Mas apenas em 1881 que o movimento foi rotulado, espalhando-se pela Europa com os escritores: Paul Verlaine, Arthur Rimbaud e Stéphane Mallarmé.

Questão 4

Os autores do simbolismo:

a) propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade, retomando, de modo diferente, o individualismo romântico.

b) não acreditavam que a realidade era complexa demais para ser apreendida e descrita de maneira objetiva e racional.

c) não cultivavam a forma fixa dos sonetos.

d) não apresentavam interesse pelo inconsciente e pelas zonas profundas e desconhecidas da mente humana.

e) eram positivistas e naturalistas.

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Resposta

Alternativa A.

Os poetas simbolistas acreditavam que a realidade era complexa demais para ser descrita de maneira objetiva, como pretendiam os realistas e parnasianos. Dessa forma, eles priorizaram o universo interior e os aspectos não racionais e não lógicos da vida. Assim, propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade, retomando, de forma diferente, características românticas.

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