Exercícios sobre arranjo simples
Qual é a quantidade de arranjos simples que podemos fazer utilizando 3 letras do conjunto {A, B, C, D, E}?
A) 10
B) 12
C) 15
D) 30
E) 60
Alternativa E
Calculando a quantidade de arranjos, temos que:
An,k=n!(n−k)!
A5,3=5!(5−3)!
A5,3=5!2!
A5,3=5⋅4⋅3⋅2!2!
A5,3=5⋅4⋅3
A5,3=60
Os cargos poderão ser ocupados de 210 maneiras distintas.
Na busca de incentivar os estudantes da escola a participarem do evento de Halloween, um colégio decidiu sortear 3 prêmios para 10 estudantes que estiverem com as melhores fantasias, sendo os prêmios: uma bicicleta, um smartphone e um tablet. O número de maneiras distintas que podemos ter o resultado desse sorteio é:
A) 120
B) 250
C) 360
D) 720
E) 1480
Alternativa D
Queremos calcular um arranjo de 10 elementos, tomados de 3 em 3:
A10,3=10!(10−3)!
A10,3=10!7!
A10,3=10⋅9⋅8⋅7!7!
A10,3=10⋅9⋅8
A10,3=720
Durante as eleições de diretor e vice-diretor escolar de uma escola estadual, ficou determinado pelo edital que o diretor seria o candidato mais votado e o vice-diretor o segundo candidato mais votado. Se, em determinada escola, 4 profissionais se candidataram para a vaga de gestor, o número de resultados distintos que podemos ter para diretor e vice-diretor é:
A) 8
B) 10
C) 12
D) 15
E) 16
Alternativa C
Queremos calcular o arranjo de 4 elementos, tomados de 2 em 2:
A4,2=4!(4−2)!
A4,2=4!2!
A4,2=4⋅3⋅2!2!
A4,2=12
Seis amigos decidiram realizar uma disputa de xadrez para saber quem era o melhor enxadrista da turma. Sabendo que na disputa teremos primeiro, segundo e terceiro lugares, quantos são os pódios possíveis?
A) 120
B) 80
C) 45
D) 42
E) 30
Alternativa A
Os pódios possíveis são calculados pelo arranjo de 6 elementos, tomados de 3 em 3:
A6,3=6!(6−3)!
A6,3=(6⋅5⋅4⋅3!)3!
A6,3=6⋅5⋅4=120
A senha de acesso de uma plataforma é construída como uma sequência de 6 números distintos. Quantas são as possíveis senhas para esse site?
A) 75.600
B) 151.200
C) 226.800
D) 300.000
E) 325.500
Alternativa B
Sabemos que existem 10 algarismos possíveis, assim, as senhas possíveis são os arranjos de 10 algarismos, tomados de 6 em 6.
A10,6=10!(10−6)!
A10,6=10⋅9⋅8⋅7⋅6⋅5⋅4!4!
A10,6=10⋅9⋅8⋅7⋅6⋅5
A10,6=151.200
O Senado federal é composto por 81 senadores, com mandatos que possuem duração de 8 anos. Dentro do Congresso será montada uma comissão, com o presidente da comissão, o relator da comissão, o secretário e o suplente. O número de comissões distintas que podem ser formadas, escolhendo 4 dentre os 81 senadores, pode ser calculado por:
A) C81,4
B) A81,4
C) 81!
D) 814
E) 481
Alternativa B
Como a ordem é importante e estamos escolhendo parte dos elementos do conjunto para cada agrupamento, então, nesse caso, os agrupamentos podem ser calculados por meio de um arranjo de 81 elementos, tomados de 4 em 4.
Quantos números de 4 algarismos distintos podemos formar utilizando somente os algarismos ímpares?
A) 24
B) 120
C) 540
D) 720
E) 1500
Alternativa B
Os algarismos que são números ímpares são: 1, 3, 5, 7 e 9, logo, queremos calcular o arranjo de 5 elementos, tomados de 4 em 4.
A5,4=5!(5−4)!
A5,4=5!1!
A5,4=5!
A5,4=120
Em uma sala de consultório, há 6 cadeiras. De quantas maneiras distintas 2 pessoas podem se sentar nesse consultório?
A) 9
B) 12
C) 15
D) 25
E) 30
Alternativa E
Queremos calcular os arranjos de 6 elementos, tomados de 2 em 2:
A6,2=6!(6−2)!
A6,2=6!4!
A6,2=6⋅5⋅4!4!
A6,2=30
Durante o vestibular de uma universidade, o estudante deve escolher a primeira e a segunda opções de curso. Se nessa universidade há 12 opções de curso, então o número de maneiras distintas que um candidato pode escolher a primeira e a segunda opções é:
A) 33
B) 68
C) 132
D) 188
E) 244
Alternativa C
Calcularemos o arranjo de 12 elementos, tomados de 2 em 2.
A12,2=12!(12−2)!
A12,2=12!10!
A12,2=12⋅11⋅10!10!
A12,2=12⋅11
A12,2=132
Para realizar as obras em 4 escolas do estado, foi aberta uma licitação, de tal forma que cada empreiteira pudesse reformar somente uma escola. Durante a licitação, 7 empreiteiras se candidataram para reformar as escolas. De quantos modos distintos o estado pode determinar que essas empreiteiras reformem essas 4 escolas?
A) 120
B) 210
C) 350
D) 840
E) 1630
Alternativa D
Calcularemos os arranjos que podemos formar com 7 elementos, tomados de 4 em 4.
A7,4=7!(7−4)!
A7,4=7!3!
A7,4=7⋅6⋅5⋅4⋅3!3!
A7,4=7⋅6⋅5⋅4
A7,4=840
Durante o estudo antropológico, um antropólogo percebeu que o povo de Wakanda utiliza como alfabeto os símbolos {@, !, #, $, % }. Considerando que cada palavra desse alfabeto tem 2 ou mais símbolos, todos distintos, a quantidade de palavras que podem ser escritas utilizando o alfabeto Wakanda é:
A) 120
B) 180
C) 200
D) 240
E) 320
Alternativa E
Podemos formar palavras usando 2, 3, 4 ou 5 símbolos, logo, o número de palavras possíveis é:
N=A5,2+A5,3+A5,4+A5,5
N=5!(5−2)!+5!(5−3)!+5!(5−4)!+5!(5−5)!
N=5!3!+5!2!+5!1!+5!0!
N=20+60+120+120
N=320
Analise os agrupamentos formados com as letras {A, B, C, D} a seguir:
(A, B), (B, A), (A, C), (C, A), (A, D), (D, A), (B, C), (C, B), (B, D), (D, B), (C, D), (D, C)
Podemos afirmar que eles são:
A) todas as combinações simples dos 4 elementos, tomados de 2 em 2.
B) todas as permutações possíveis de 4 elementos.
C) todos os arranjos simples possíveis de 4 elementos, tomados de 2 em 2.
D) todos os subconjuntos do conjunto {A, B, C, D} com 2 elementos.
Alternativa C
Podemos perceber que esses agrupamentos são todos os arranjos que podemos formar com as 4 letras, tomadas de 2 em 2, pois a ordem é importante e os agrupamentos possuem parte dos elementos do conjunto.
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