Exercícios sobre multiplicação de frações
Em uma sala, sabe-se que 14 dos estudantes é formado por meninos. Do total de meninos, sabe-se que 23 não são filhos únicos. A fração que representa o total de estudantes que são meninos e não são filhos únicos é:
A) 37
B) 13
C) 112
D) 23
E) 16
Alternativa E
Queremos calcular 23 de 14. Nessas condições, temos que:
23⋅14=212
Fazendo a simplificação da fração:
2:212:2=16
O produto da multiplicação de frações a seguir é:
13⋅35⋅152
A) 23
B) 32
C) 65
D) 56
Alternativa B
Calculando a multiplicação entre as frações:
12⋅35⋅153=1⋅3⋅152⋅5⋅3=4530
Simplificando a fração:
45:1530:15=32
Durante um acidente, 120 pessoas foram expostas a um material radioativo. Desse total, 310 tiveram complicações devido a essa exposição. Dentre as pessoas que apresentaram complicações, 19 teve efeitos colaterais muito graves. O total de pessoas que tiveram efeitos colaterais graves é:
A) 4
B) 5
C) 7
D) 8
E) 9
Alternativa A
Para encontrar o total de pessoas que tiveram efeitos colaterais graves, calcularemos o produto:
120⋅310⋅19=36090=4
Kárita comprou 100 figurinhas da Copa do Mundo para dividir com os seus 3 melhores alunos. Ela deu 15 para o estudante que ficou em 3º lugar e 12 das figurinhas para o estudante que ficou em 1º lugar. O total de figurinhas que restou para o estudante que ficou em 2º lugar foi de:
A) 10 figurinhas
B) 15 figurinhas
C) 20 figurinhas
D) 25 figurinhas
E) 30 figurinhas
Alternativa E
Calculando, obtemos o seguinte:
100⋅12=1002=50
100⋅15=1005=20
Sabemos que:
100–50–20=30
Logo, o aluno em 2º lugar ficou com 30 figurinhas.
Marina sempre separa 15 do salário para realizar investimentos na bolsa de valores. Do valor separado para os investimentos, ela reservou 23 para fundos imobiliários, e o restante foi investido em ações. A fração que representa a parte do salário que está comprometida com o investimento em ações é:
A) 15
B) 13
C) 215
D) 115
Alternativa D
Se 23 de 15 do salário são investidos em fundos imobiliários, 13 será investido em ações. Queremos calcular então 13 de 15:
13⋅15=115
Em uma escola, sabe-se que 18 dos estudantes faltou à aula no dia do simulado. Dos estudantes que faltaram à prova, 25 justificaram a ausência junto à coordenação, como, por exemplo, por meio de um atestado médico. Nessas condições, a fração que representa o total de estudantes que justificaram a ausência na prova em relação aos estudantes da escola é:
A) 120
B) 340
C) 230
D) 110
E) 313
Alternativa A
Calcularemos o produto entre as frações 18 e 25:
18⋅25=2:240:2=120
Em uma obra foi pedido um total de 360 tijolos. Durante a primeira etapa da construção, foram utilizados 29, sendo que 110 desses tijolos foi desperdiçado, seja por deformação do tijolo ou por mau uso. Nessas condições, o total de tijolos desperdiçados foi de:
A) 4
B) 8
C) 10
D) 40
E) 80
Alternativa B
Calculando o total de tijolos desperdiçados, temos que:
360⋅29⋅110=72090=8
Foram desperdiçados 8 tijolos.
Marque a alternativa correta sobre a multiplicação de frações:
A) Para multiplicar duas frações é necessário igualar os denominadores tirando o mínimo múltiplo comum.
B) Na multiplicação das frações multiplicamos numerador com numerador e denominador com denominador.
C) A multiplicação de fração é feita multiplicando o numerador da primeira fração pelo denominador da segunda fração e o denominador da primeira fração pelo numerador da segunda fração.
D) Quando os numeradores da fração são iguais, multiplicamos os denominadores e conservamos o numerador.
Alternativa B
Na multiplicação de frações, multiplicamos o numerador da primeira com o numerador da segunda e o denominador da primeira pela denominador da segunda.
Marcolino leu 45 de um livro com 260 páginas durante a semana. Do total de páginas lidas, sabe-se que 14 foi lido na segunda-feira. O número de páginas lidas por ele na segunda-feira foi igual a:
A) 25
B) 38
C) 44
D) 52
E) 65
Alternativa D
Sabemos que das páginas lidas, ou seja, de 45, foi lido 14 na segunda-feira:
260⋅45⋅14=104020=52
Na segunda-feira, foi lido o total de 52 páginas.
Em uma receita de strogonoff, são utilizados os seguintes ingredientes:
- 3 peitos de frango cortados em cubos
- 1 dente de alho picado
- sal e pimenta a gosto
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher de manteiga
- 1/2 copo de ketchup
- 1/3 copo de mostarda
- 1 copo de cogumelos
- 1 copo de creme de leite
FERNANDA. Strogonoff de frango. Tudo Gostoso. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/2462-strogonoff-de-frango.html.
Se ao replicar essa receita o cozinheiro deseja fazer metade da porção proposta, a quantidade de ketchup necessária será de:
A) 12
B) 13
C) 14
D) 15
E) 16
Alternativa C
Queremos calcular 12 de 12:
12⋅12=14
(Enem) Em uma cantina, o sucesso de venda no verão são sucos preparados à base de polpa de frutas. Um dos sucos mais vendidos é o de morango com acerola, que é preparado com 2/3 de polpa de morango e 1/3 de polpa de acerola.
Para o comerciante, as polpas são vendidas em embalagens de igual volume. Atualmente, a embalagem da polpa de morango custa R$ 18,00 e a de acerola, R$ 14,70. Porém, está prevista uma alta no preço da embalagem da polpa de acerola no próximo mês, passando a custar R$ 15,30.
Para não aumentar o preço do suco, o comerciante negociou com o fornecedor uma redução no preço da embalagem da polpa de morango.
A redução, em real, no preço da embalagem da polpa de morango deverá ser de
A) 1,20.
B) 0,90.
C) 0,60.
D) 0,40.
E) 0,30.
Alternativa E
Calcularemos os custos antes do aumento:
- Morango: 23⋅18=12
- Acerola: 13⋅14,70=4,9
Logo, o custo total do suco é de:
12+4,9=16,9,ouseja,R$16,90
O novo valor do suco de acerola é de:
13⋅15,3=5,1
O valor gasto com polpa de morango é de:
16,90−5,10=11,80
Portanto:
23x=11,80
2x=11,80⋅3
2x=35,40
x=35,402
x=17,70
Sabemos que 18 – 17,70 = 0,30, então o desconto na polpa de morango deve ser de R$ 0,30 para que não haja alteração no preço final.
(Enem) O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil. É a maior área úmida continental do planeta, com aproximadamente 210 mil km², sendo 140 mil km² em território brasileiro, cobrindo parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas fortes são comuns nessa região. O equilíbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e saída de enchentes. As cheias chegam a cobrir até 23 da área pantaneira. Durante o período chuvoso, a área alagada pelas enchentes pode chegar a um valor aproximado de:
A) 91,3 mil km²
B) 93,3 mil km²
C) 140 mil km²
D) 152,1 mil km²
E) 233,3 mil km²
Alternativa C
Para calcular a área alagada pela enchente, multiplicaremos a fração 23 pela área total da região pantaneira:
23⋅210=4203=140 mil km2
Ferramentas



