Exercícios sobre poliedros

Esta lista de exercícios possui questões resolvidas sobre poliedros, que são casos particulares de sólidos geométricos.

Publicado por: Raul Rodrigues de Oliveira

Questões

  1. Questão 1

    Os sólidos de Platão são conhecidos como os únicos poliedros regulares, ou seja, todas as faces são iguais. Dos poliedros a seguir, são considerados sólidos de Platão, exceto:

  2. Questão 2

    Um poliedro convexo possui 20 faces e 12 vértices, então o número de arestas desse poliedro é:

  3. Questão 3

    (Fuvest) O número de faces triangulares de uma pirâmide é 11. Pode-se, então, afirmar que essa pirâmide possui:

  4. Questão 4

    Analise o sólido geométrico a seguir:

    Podemos afirmar que:

    (I) esse sólido geométrico possui o total de 10 arestas.

    (II) esse sólido geométrico é composto por 5 retângulos e 2 pentágonos.

    (III) esse sólido geométrico é um poliedro.

    Marque a alternativa correta.

  5. Questão 5

    Considere as afirmações a seguir sobre poliedros.

    I → O cilindro é um poliedro, pois suas faces são formadas por círculos.

    II → A pirâmide é um poliedro, pois sua base é um polígono e as suas faces laterais são triângulos.

    III →  O trapézio é um poliedro, pois ele possui lados formados por polígonos e é fechado.

    Marque a alternativa correta.

  6. Questão 6

    (Enem 2017) Uma rede hoteleira dispõe de cabanas simples na ilha de Gotland, na Suécia, conforme Figura 1. A estrutura de sustentação de cada uma dessas cabanas está representada na Figura 2. A ideia é permitir ao hóspede uma estada livre de tecnologia, mas conectada com a natureza.

    A forma geométrica da superfície cujas arestas estão representadas na Figura 2 é

  7. Questão 7

    Um poliedro pode ser classificado como convexo ou côncavo, dependendo do seu formato. Veja alguns poliedros.

  8. Questão 8

    Um garimpeiro encontrou uma pedra preciosa que possui o formato igual ao do poliedro a seguir:

    Analisando o poliedro a seguir, podemos afirmar que a soma do número de faces, vértices e arestas é igual a:

  9. Questão 9

    (Cesgranrio) Um poliedro convexo é formado por 4 faces triangulares, 2 faces quadrangulares e 1 face hexagonal. O número de vértices desse poliedro é de:

  10. Questão 10

    (Unirio) Um geólogo encontrou, numa de suas explorações, um cristal de rocha no formato de um poliedro, que satisfaz a relação de Euler, de 60 faces triangulares. O número de vértices desse cristal é igual a:

  11. Questão 11

    Considere os sólidos geométricos a seguir.

    Podemos afirmar que:

  12. Questão 12

    Marque a alternativa que possui somente poliedros.