Topo
pesquisar

Exercícios sobre as reações de dupla troca entre sal e base

Exercícios de Química

Esta lista de exercícios sobre as reações de dupla troca entre sal e base aborda a formação e a classificação dos produtos desse tipo de reação inorgânica. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Dadas as equações químicas abaixo:

1. Ca(OH)2 + K2SO4 → CaSO4 + 2 KOH

2. LiBr + CuNO3 → CuBr + LiNO3

3. 2AgCl + H2S → Ag2S + 2HCl

4. Cr(OH)2 + Au2C2O4 → CrC2O4 + 2 AuOH

5. Mg(OH)2 + Cs2SO3 → MgSO3 + 2 NaOH

Em quais delas há a representação de reações de dupla troca entre sal e base?

a) nas reações 1, 4 e 5.

b) nas reações 2, 3 e 4.

c) nas reações 1, 3 e 5.

d) em todas as reações.

e) apenas nas reações 1 e 5.

questão 2

Dadas as bases a seguir:

I- NaOH

II- Ca(OH)2

III- NH4OH

IV- Cr(OH)2

V- Mg(OH)2

Com qual delas o sal sulfeto de potássio (K2S) pode formar um sal praticamente insolúvel em uma reação de dupla troca entre sal e base?

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV

e) I.

questão 3

(UFPE) Soluções de NaCl, NH4Cl e Na2CO3 foram colocadas, separadamente, em três tubos de ensaio. Por adição de um ácido em um dos tubos, houve liberação do gás carbônico. Por adição de uma base no 2° tubo, houve liberação de amônia. Por adição de um sal de prata no 3° tubo, houve formação do cloreto de prata. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que o 1°, o 2° e o 3° tubos contêm, respectivamente:

a) Na2CO3, NH4Cl e NaCl;

b) NH4Cl, Na2CO3 e NaCl;

c) Na2CO3, NaCl e NH4Cl;

d) NaCl, NH4Cl e Na2CO3;

e) NaCl, Na2CO3 e NH4Cl.

questão 4

(Mackenzie-SP) Nas estações de tratamento de água, uma das etapas de purificação é a de floculação. Nela, processa-se a reação de formação do sulfato de cálcio e do hidróxido de alumínio, que atua como floculante, arrastando as impurezas sólidas para o fundo do tanque. As fórmulas dos reagentes que produzem as substâncias Al(OH)3 e CaSO4, são:

a) CaO e H2SO4.

b) Al2S3 e Ca(OH)2.

c) Al2(SO4)3 e Ca(OH)2.

d) Al2O3 e CaCO3.

e) AlCl3 e Ca(HCO3)2.

respostas
Questão 1

Letra a). Uma reação de dupla troca é representada por uma equação em que, tanto no reagente quanto no produto, há um sal (substância que não apresenta cátion hidrônio-H+ e ânion diferente de OH-) e uma base (substância que apresenta um cátion diferente do hidrônio-H+ e o ânion hidróxido-OH-).

Voltar a questão
Questão 2

Letra d). Na reação de dupla troca do sal K2S com a base, o cátion K+ do sal interage com o ânion OH- da base, enquanto o grupo S-2 interage com o cátion Y da base. Assim:

Obs.: O ânion (S-2) forma sal solúvel com metais alcalinos, alcalinoterrosos e amônio apenas.

a) formaria o Na2S (sal solúvel).

b) formaria o CaS (sal solúvel).

c) formaria o (NH4)2S (sal solúvel).

d) formaria o Cr2S3 (sal praticamente insolúvel).

e) formaria o MgS (sal solúvel).

Voltar a questão
Questão 3

Letra a). O enunciado informa que cada tubo de ensaio, numerados com 1, 2 e 3, recebe um dos sais NaCl, NH4Cl e Na2CO3. Em seguida, cada tudo de ensaio recebe a adição de um material diferente, resultando em:

1º tubo: é adicionado um ácido, assim, há uma reação de dupla troca entre ele e um dos sais, formando um novo ácido e um novo sal. Como o enunciado relata a liberação de gás carbônico (H2CO3), isso quer dizer que o ácido carbônico foi formado na reação, o que só pode ter acontecido pela reação de um ácido qualquer com o carbonato de sódio (Na2CO3).

2º tubo: com a adição de uma base, há uma reação de dupla troca entre ela e um dos sais, formando uma nova base e um novo sal. Como o enunciado informa que amônia foi liberada, isso que dizer que o hidróxido de amônio foi formado, o qual, por reação de decomposição, transforma-se em água e amônia (NH3).

3º tubo: De acordo com as análises feitas anteriormente, e com a adição de um sal no terceiro tubo, formando dois novos sais, podemos afirmar que o cloreto de prata será formado a partir do cloreto de sódio (NaCl).

Voltar a questão
Questão 4

Letra c). De acordo com o texto, nas estações de tratamento de água ocorre a formação do sal sulfato de cálcio e da base hidróxido de alumínio, cujas fórmulas são, respectivamente, CaSO4 e Al(OH)3.

Como temos a formação de uma base e de um sal, trata-se de uma reação química entre um sal sulfato de alumínio (formado pelo cátion alumínio- Al+3 de o ânion sulfato- SO4-2) e uma base hidróxido de cálcio (formada pelo cátion cálcio-Ca+2, e o ânion hidróxido-OH-1 e uma base).

Al2(SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola