Exercícios sobre dissolução fracionada, filtração e decantação

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre dissolução fracionada, filtração e decantação testarão seus conhecimentos sobre esses métodos de separação de misturas. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Durante uma aula prática, um professor de Química pediu que seus alunos misturassem água (H2O), tetracloreto de carbono (CCl4) e cloreto de sódio (NaCl). Logo em seguida, sugeriu aos alunos que realizassem a separação dos componentes dessa mistura de acordo com o esquema a seguir:

Com relação aos procedimentos e resultados encontrados, podemos afirmar que:

a) O método de separação 2 foi utilizado para separar os componentes de uma mistura heterogênea.

b) A substância C é o tetracloreto de carbono (Ccl4).

c) A substância A é a água (H2O).

d) O método de separação 1 é uma decantação com funil de bromo.

e) O método de separação 2 é uma dissolução fracionada.

questão 2

Um estudante de Química, para separar os componentes de uma mistura formada por areia e nitrato de prata, resolve realizar três procedimentos de separação, como demonstrado no esquema a seguir:

Após a análise do esquema e conhecendo as propriedades dos compostos utilizados, podemos afirmar que no processo I ocorre:

a) dissolução do nitrato de prata

b) flutuação da areia

c) liquefação do nitrato de prata

d) flotação da areia

e) sublimação do nitrato de prata

questão 3

(IBMEC-SP) O Brasil apresenta-se como líder mundial na produção de cana-de-açúcar e seus derivados. Durante o processo de produção de etanol, são geradas quantidades significativas de bagaço de cana-de-açúcar e também de um efluente líquido com elevada carga tóxica, conhecido como vinhaça. A vinhaça é tratada por um processo por adsorção em carvão obtido do bagaço da cana-de-açúcar. Nesse processo, em temperatura ambiente, em uma primeira etapa, adiciona-se em um compartimento vinhaça e carvão de bagaço de cana previamente obtido por carbonização a 800 ºC; após agitação por um intervalo de tempo, a vinhaça é separada do carvão, e parte de seus contaminantes é retida na superfície do carvão. A vinhaça tratada é separada do carvão e é transferida para outro compartimento, e o processo é repetido com carvão de bagaço de cana-de-açúcar obtido por carbonização a 600 ºC. Em ambas as etapas, foram empregadas as mesmas quantidades de carvão e de vinhaça.

(Seixas, F.L. e col. Tratamento da vinhaça por adsorção em carvão de bagaço de cana-de-açúcar. Química Nova. Vol. 39, No 2, 172-179, 2016. Adaptado)

É correto afirmar que, no processo, a vinhaça tratada é separada do bagaço nos estágios 1 e 2 por operação de:

a) precipitação.

b) cristalização.

c) destilação simples.

d) filtração.

e) destilação fracionada.

questão 4

(Ufes) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se a pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente,

a) decantação e filtração.

b) decantação e destilação fracionada.

c) filtração e destilação fracionada.

d) filtração e decantação.

e) destilação fracionada e decantação.

respostas
Questão 1

Letra d). Como a água e o cloreto de sódio são compostos polares, e o tetracloreto de carbono é apolar, a mistura formada é heterogênea e apresenta duas fases: uma fase é composta pelo tetracloreto de carbono (que é líquido em temperatura ambiente) e a outra fase é formada pela mistura de água e cloreto de sódio.

Como a mistura é formada por dois líquidos imiscíveis (água e tetracloreto de carbono), o método de separação 1 é uma decantação com funil de bromo, e a substância A é o tetracloreto de carbono.

Após a decantação, resta ainda uma mistura homogênea formada por água e cloreto de sódio dissolvido, os quais são separados por meio de uma destilação simples.

Voltar a questão
Questão 2

Letra a). Todo nitrato é solúvel em água, mas a areia não é. As outras alternativas estão incorretas porque:

b) A areia é mais densa que a água, por isso, ela afunda na água.

c) O nitrato de prata é um composto iônico, logo, está no estado sólido.

d) Seria flotação se o nitrato de prata não fosse solúvel em água.

e) O nitrato de prata não é um material sublimável em temperatura ambiente.

Voltar a questão
Questão 3

Letra d). A resposta é filtração porque a vinhaça é composta por uma fase líquida e outra sólida, que não está dissolvida na fase líquida.

Voltar a questão
Questão 4

Letra a). A mistura é heterogênea e composta por quatro fases: o petróleo (líquido), água (líquida), areia (sólido) e argila (sólido). Para separar os líquidos, devemos utilizar a decantação; para separar as fases sólidas da fase líquida, utilizamos filtração.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas