Exercícios sobre o experimento de Thomson com descargas elétricas
(UEFS) Segundo o modelo de Thomson, o átomo:
a) poderia ser caracterizado por uma esfera gelatinosa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, neutralizando a carga positiva.
b) não é maciço, mas é formado por um núcleo com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a sua massa, e ao redor do qual ficam os elétrons, neutralizando a carga positiva.
c) é formado por elétrons que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas.
d) é neutro, cercado de elétrons que estariam dispostos ao redor do núcleo, como os planetas ao redor do Sol.
e) é formado por um pequeno núcleo maciço e positivo, e os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias, sendo que nesse movimento não emitem energia.
Letra a). As demais alternativas descrevem o átomo segundo o modelo de Rutherford.
Qual dos pesquisadores abaixo foi o responsável por desenvolver um equipamento que auxiliou Thomson na descoberta do elétron?
a) R. A. Milikan
b) E. R. Rutherford
c) M. Crookes
d) J.J. Thomson
e) Dalton
Letra c). Na letra a, temos Milikan, que foi quem descobriu o valor da carga de um elétron. Rutherford, letra b, descobriu as radiações e o núcleo do átomo. Já Dalton, letra e, foi o criador do primeiro modelo atômico, o qual não envolvia característica elétrica.
(PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de:
a) níveis e subníveis de energia.
b) cargas positivas e negativas.
c) núcleo e eletrosfera.
d) grandes espaços vazios.
e) orbitais.
Letra b). Na letra a, temos as contribuições de Bohr e Sommerfeld para o conhecimento atômico. Na letra c e d, temos as contribuições de Rutherford. Já os orbitais (letra e) foram propostos por Schordinger.
No ano de 1897, o cientista britânico J.J. Thomson descobriu, utilizando o tubo de raios catódicos construído por Willian Crookes, a primeira partícula presente no átomo, a qual ele denominou de elétron. Essa descoberta permitiu que ele provasse que o átomo não era indivisível como propunha o cientista John Dalton. Thomson ainda nomeou seu modelo atômico de “pudim de passas”, tornando-o extremamente familiar para aqueles que tentavam entendê-lo. Sobre o modelo atômico de Thomson, podemos concluir que:
a) o núcleo atômico ocupa um volume mínimo no centro do átomo.
b) as cargas negativas estão distribuídas homogeneamente por todo o átomo.
c) os elétrons estão distribuídos em órbitas fixas ao redor do núcleo.
d) os átomos são esferas duras, do tipo de uma bola de bilhar.
e) os elétrons estão espalhados aleatoriamente no espaço ao redor do núcleo.
Letra b). As letra “a”, “c” e “e” trazem concepções do modelo atômico de Rutherford. Já a letra “d” trabalha as ideias de Dalton para o átomo.