Exercícios sobre hidrogênios ionizáveis
(Mackenzie-SP) Na ionização total de um ácido, obtêm-se íons HPO32- e hidrônio. Para a fórmula do ácido e para o número total de íons hidrônio temos, respectivamente:
a) H2PO3 e 2
b) H3PO3 e 1
c) HPO3 e 2
d) H3PO3 e 2
e) H3PO3 e 3
Letra d). Como temos no ânion a carga -2, significa que o ácido apresenta dois hidrogênios ionizáveis e, por isso, forma dois hidrônios. Como o ânion apresenta um H e o ácido possui dois hidrogênios ionizáveis, logo, na fórmula do ácido, teremos a escrita H3.
(UFPE) Ácido perclórico (HClO4) é um ácido forte. Quais as espécies químicas presentes, em maior concentração, em uma solução aquosa desse ácido?
a) H+ e ClO4-
b) HClO4 e H+
c) HClO4 e OH-
d) H+, Cl- e O2
e) OH-, Cl- e O2
Letra a). Como em um ácido sempre temos a formulação HX, o H forma o hidrônio (H+) e o X o ânion (X-) na ionização. No caso do HClO4, o X é o CLO4-.
(Mackenzie-SP) A equação correta da ionização do ácido sulfúrico é:
a) H2SO4 + H2O → HSO42- + H3O+
b) H2SO4 + 2H2O → SO4- + 2H3O+
c) H2SO4 + 2H2O → SO43- + 2H3O+
d) H2SO4 + 2H2O → HSO42- + H3O+
e) H2SO4 + 2H2O → SO42- + 2H3O+
Letra e). A equação correta sempre vai apresentar o coeficiente (número) que representa a quantidade de hidrogênios ionizáveis presentes no ácido sempre na frente das fórmulas da água e do hidrônio. Esse mesmo número será obrigatoriamente a carga do ânion (grupo negativo) formado. Como o H2SO4 possui dois hidrogênios ionizáveis, a letra “e” é a alternativa correta.
Analisando a equação a seguir, podemos afirmar que ela representa uma reação:
H3PO4 + 3H2O → 3H3O+ + PO43–
a) de dissociação iônica.
b) que tem um diácido como reagente.
c) de ionização, formando um cátion hidrônio.
d) de ionização, produzindo o ânion fosfeto.
e) de ionização, formando três cátions hidrônio.
Letra e). Temos um representante dos ácidos (que sempre sofrem ionizações) no reagente. Ele apresenta na sua composição três (triácido) hidrogênios ionizáveis e, por isso, forma três cátions hidrônios.
Os ácidos sulfúrico (H2SO4), fosfórico (H3PO4) e perclórico (HClO4) são muito utilizados na produção de fertilizantes. Marque a alternativa que apresenta corretamente a ordem crescente de quantidade de hidrogênios ionizáveis desses ácidos.
a) H3PO4, H2SO4, HClO4.
b) H2SO4, H3PO4, HClO4.
c) HClO4, H2SO4, H3PO4.
d) HClO4, H3PO4, H2SO4.
e) H3PO4, HClO4, H2SO4.
Letra c). A resposta correta é a letra “c” porque o HClO4 apresenta um hidrogênio ionizável, o H2SO4 apresenta dois hidrogênios ionizáveis o H3PO4 apresenta três hidrogênios ionizáveis.
Sobre os compostos HCl, H2SO4, H3BO3 e H2CO3 são feitas as afirmações:
I. Trata-se de compostos que sofrem ionização em meio aquoso, formando íons.
II. Segundo o cientista sueco Arrhenius, todos os compostos representados são ácidos porque, em meio aquoso, formam como cátions íons hidrônios.
III. Todos são compostos moleculares.
IV. Os ácidos HCl e H2SO4 não apresentam a mesma quantidade de hidrogênios ionizáveis.
V. Os compostos H3BO3 e H2CO3 possuem a mesma quantidade de hidrogênios ionizáveis.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II, III, IV e V.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV, apenas.
Letra e). A resposta é a letra “e” porque o item V apresenta os ácidos H3BO3 e H2CO3, que possuem quantidades diferentes de hidrogênios ionizáveis, sendo três e dois, respectivamente. Todos os demais itens estão corretos, de acordo com a teoria.