Exercícios sobre momento dipolar resultante
Dadas as substâncias abaixo, marque a alternativa que apresenta as moléculas cujo momento dipolar resultante é igual à zero.
a)H2O e NH3
b) HCl e CH4
c) CO2 e CCl4
d) O2 e CHCl3
e) CO2 e H2O
Letra c). A resposta é a letra c porque para ter momento dipolar resultante igual a zero, a molécula deve apresentar apenas dois átomos iguais (como no caso do O2, pois apresentam a mesma eletronegatividade) ou a anulação de todos os vetores. Abaixo temos a explicação de cada molécula:
A molécula de água apresenta geometria angular e dois vetores diagonais em direção ao oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir o vetor resultante na vertical. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não pode ser igual a zero.
Vetores na estrutura da água
A molécula do metano (CH4) apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção ao carbono, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são somados por apresentar mesmo sentido, o que ocorre com os vetores horizontais. Porém, os vetores diagonais anulam os dois verticais por apresentarem direções diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.
Vetores na estrutura do metano
A molécula do gás carbônico (CO2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.
Vetores na estrutura do gás carbônico
A molécula do triclorometano (CHCl3) apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais), sendo três em direção ao cloro, por ele ser mais eletronegativo que o carbono, e um em direção ao carbono, por ele ser mais eletronegativo que o hidrogênio. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, enquanto que os vetores horizontais são somados por apresentarem o mesmo sentido. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não é igual a zero.
Vetores na estrutura do Triclorometano
A molécula do tetraclorometano apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção aos átomos de cloro, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, o que ocorre com os vetores horizontais. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.
Vetores na estrutura do tetraclorometano
A molécula de amônia (NH3) apresenta geometria piramidal e três vetores (sendo dois diagonais e um vertical) em direção ao nitrogênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir um outro vetor resultante na vertical, que será somado com aquele já existente. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não pode ser igual a zero.
Vetores na estrutura da amônia
Sabe-se que uma substância pode ser solúvel em outra, principalmente quando suas moléculas apresentam polaridade semelhante, ou seja, polar com polar ou apolar com apolar (semelhante dissolve semelhante). Assim, a partir dessa informação, qual das moléculas abaixo poderia ser dissolvida com maior facilidade em água?
a) CO2
b) CH4
c) I2
d) HCl
e) Cl2
Letra d). A molécula de água apresenta geometria angular e dois vetores diagonais em direção ao oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir o vetor resultante na vertical. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, sendo a água uma substância com moléculas polares.
Vetores na estrutura da água
Na letra d temos uma molécula diatômica contendo átomos de elementos diferentes, ou seja, de diferentes eletronegatividades. Por isso, nela temos um vetor momento dipolar em direção ao cloro (que é mais eletronegativo). Como há apenas um vetor, o vetor momento dipolar dela é diferente de zero e por isso trata-se de uma molécula polar.
As outras alternativas estão incorretas porque:
a- A molécula do gás carbônico (CO2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do gás carbônico
b- A molécula do metano apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção aos átomos de cloro, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, o que ocorre com os vetores horizontais. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do metano
c/e- apresentam moléculas apolares, ou seja, com momento dipolar resultante de zero por apresentarem moléculas formadas por apenas átomos de um mesmo elemento químico.
(UFRGS RS) O momento dipolar é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero. Entre as substâncias covalentes abaixo,
I. CH4
II. CS2
III. HBr
IV. N2
Quais as que apresentam a resultante do momento dipolar igual a zero?
a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas I, II e III
d) apenas I, II e IV
e) I, II, III e IV
Letra d). Abaixo temos a discriminação do porque apenas as moléculas I, II e IV apresentarem momento dipolar resultante igual a 0.
I- A molécula do metano (CH4) apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção aos átomos de cloro, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, o que ocorre com os vetores horizontais. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do metano
II- A molécula do dissulfeto de carbono (CS2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de enxofre, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do dissulfeto de carbono
III- a molécula apresenta dois átomos que pertencem a elementos diferentes, consequentemente possuem eletronegatividades diferentes. Logo, a molécula apresenta momento dipolar diferente, sendo polar.
IV- apresenta molécula apolar, ou seja, com momento dipolar resultante de zero por apresentar molécula formada por apenas dois átomos de um mesmo elemento químico (consequentemente com eletronegatividade diferente).
(UESPI) Em relação aos compostos apresentados a seguir, quais não apresentam momento dipolar permanente, e são, portanto, moléculas apolares? Dados de número atômico: H = 1; Be = 4; B = 5; C = 6; N = 7; O = 8; F = 9; H = 1;Cl = 17.
1) H2O
2) NH3
3) CO2
4) BF3
5) BeCl2
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 3 e 5
c) 1, 2 e 3
d) 2, 3 e 4
e) 3, 4 e 5
Letra e). Apresentar momento dipolar permanente significa que a molécula apresenta polos, ou seja, é polar. Para isso a molécula deve apresentar momento dipolar diferente de zero. Abaixo temos a explicação da polaridade de cada uma das moléculas presentes no exercício.
1) A molécula de água apresenta geometria angular e dois vetores diagonais em direção ao oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir o vetor resultante na vertical. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante é diferente de zero, sendo a água uma substância com moléculas polares.
Vetores na estrutura da água
Na letra d temos uma molécula diatômica contendo átomos de elementos diferentes, ou seja, de diferentes eletronegatividades. Por isso, nela temos um vetor momento dipolar em direção ao cloro (que é mais eletronegativo). Como há apenas um vetor, o vetor momento dipolar dela é diferente de zero e por isso trata-se de uma molécula polar.
2) A molécula de amônia (NH3) apresenta geometria piramidal e três vetores (sendo dois diagonais e um vertical) em direção ao nitrogênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir um outro vetor resultante na vertical, que será somado com aquele já existente. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não pode ser igual a zero.
Vetores na estrutura da amônia
3) A molécula do gás carbônico (CO2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do gás carbônico
4) A molécula do trifluoreto de boro apresenta geometria trigonal e três vetores (sendo dois diagonais para baixo e um vertical para cima) em direção ao flúor, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir um outro vetor resultante na vertical para baixo, anulando o vertical para cima. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do trifluoreto de boro
5) A molécula do dicloreto de berílio (BeCl2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de cloro, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero, ou seja, é apolar.
Vetores na estrutura do dicloreto de berílio