Exercícios sobre o anúncio publicitário e a notícia
Explicite as diferenças que demarcam ambos os gêneros textuais: anúncio publicitário e a notícia.
Uma das diferenças que demarca tais gêneros, senão a principal, diz respeito à linguagem, pois enquanto o anúncio publicitário retrata uma linguagem mais subjetiva, revelando um tom conotativo, a notícia, integrando os gêneros textuais do ramo jornalístico, possui uma linguagem puramente objetiva, visto que o emissor, no caso o repórter, apenas se limita a transmiti-la de modo imparcial, abstendo-se de quaisquer impressões pessoais que porventura a ela seriam atribuídas.
Em se tratando dos gêneros textuais, sabemos que todos eles possuem finalidades discursivas distintas. Em razão disso, comente a finalidade presente na notícia e no anúncio.
A notícia, pertencente ao cotidiano jornalístico, tem por finalidade informar ao leitor e/ou ouvinte acerca de um determinado acontecimento que circunda mediante as esferas sociais. Já o anúncio publicitário tem por objetivo persuadir, convencer, o consumidor a adquirir este ou aquele produto.
Quais são as partes que constituem o anúncio publicitário?
O anúncio publicitário constitui-se das seguintes partes:
Título – Geralmente representado por um discurso criativo e atraente, tendo em vista a finalidade do gênero em questão;
Corpo do texto – Nesta parte desenvolve-se a mensagem propriamente dita;
Identificação do produto ou marca – Tal parte funciona como uma assinatura do anunciante, podendo também ser acrescida do chamado Slogan – cujo intuito é dar maior ênfase à divulgação do produto em evidência, tais como muitos dos quais já temos conhecimento, como, por exemplo: Havaianas, as legítimas.
Quais são as partes constituintes da notícia?
O gênero em questão compõe-se da seguinte estrutura:
- Manchete ou título principal – Apresenta-se grafado de forma bastante evidente, com vista a chamar a atenção do leitor.
- Título auxiliar – Funciona como uma espécie de complementação do título.
Lide (do inglês lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê?
- Corpo da notícia – Revela uma informação mais detalhada acerca do fato evidenciado.
Analise os anúncios em evidência e comente acerca dos aspectos que os constituem:
Um dos aspectos que nos chama a atenção é o fato de os verbos estarem no modo imperativo, visto que que a intenção é estimular o consumidor a agir de uma determinada forma. Outro aspecto é que a linguagem permite ao receptor fazer múltiplas interpretações do discurso ora apresentado, dado o emprego do tom conotativo. Em um dos anúncios podemos inferir que “sorrisinho amarelo” pode perfeitamente se referir a um sorriso sem graça, sem brilho. Quanto ao outro anúncio, identificamos a presença de uma figura de linguagem denominada prosopopeia, a qual consiste em atribuir qualidades ou ações a seres inanimados, como podemos observar no exemplo “Não ponha os medicamentos ao volante”, uma vez que o sentido se refere ao perigo de o condutor estar sob o efeito de medicamentos.