Exercícios sobre materialismo histórico
(Uece 2010) Leia com atenção o texto a seguir. “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006.
Baseado no texto, assinale a afirmação verdadeira.
a) A história não é construída pelos homens porque ela é predefinida pelo destino.
b) A história permite perceber que a realidade depende unicamente das escolhas dos homens.
c) A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.
d) A história não é feita pelo passado, e sim pelas circunstâncias das escolhas.
A resposta correta é a afirmação da letra “C”. Para Marx, a realidade material e a condição em que cada indivíduo desenvolve-se são os pilares que suportam cada uma de suas decisões. Portanto, cada indivíduo reconhece em sua realidade, que é herdada daqueles que vieram antes dele, os parâmetros que guiarão suas decisões.
O trabalho teórico de Karl Marx está fundamentado no que ele chamava de concepção materialista da história. O período em que viveu foi marcado pelas grandes mudanças causadas pelo crescente processo de industrialização dos países europeus. Marx testemunhou o crescimento das indústrias e fábricas, o inchamento dos meios urbanos e o consequente aumento vertiginoso das desigualdades sociais.
De acordo com a concepção materialista, fundamentada por Marx e Friedrich Engels, as mudanças sociais que se passavam no decorrer da história humana estavam baseadas:
a) na condição humana de sempre perseguir o avanço e a evolução.
b) na condição material dos indivíduos de uma época.
c) no conjunto de valores e ideias que se desenvolvem em um determinado período.
d) nos avanços morais de cada época. Quanto maior o nível moral e ético do sujeito, mais evoluído ele será.
A alternativa “B” está correta. A condição material do sujeito determina seu posicionamento em relação à sua própria realidade. Segundo Marx, enquanto aqueles que dispõem apenas da pobreza naturalmente lutarão para eliminá-la, aqueles que tiram proveito dessa condição se dedicarão em mantê-la.
Qual é a ideia que fundamenta o conceito de “materialismo histórico” na teoria de Karl Marx?
a) A ideia de que somos todos seres mortais e que, por isso, devemos viver plenamente a curta existência que temos.
b) A noção de que nossos corpos são apenas receptáculos temporários de um espírito em constante evolução.
c) Nossa percepção do mundo real está limitada por nossa capacidade física, que é incapaz de entender outras formas de existência.
d) O modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral.
A alternativa “D” é a correta. A luta de classes, ou o conflito entre aqueles que detêm poder sobre os meios de produção e aqueles que precisam vender sua força de trabalho para sobreviver, é responsável pelas mudanças sociais que perpassam a história humana. O materialismo histórico enxerga que os fenômenos sociais que resultam nessas mudanças sociais, isto é, no avanço da história, têm origem em nossos anseios, necessidades e nas desigualdades materiais de uma sociedade.
No contexto marxista, a diferença de condições materiais está associada ao acesso aos meios de produção, isto é, ao acesso aos diferentes meios que existem em uma sociedade para a produção de bens de consumo.
Qual seria então o principal problema do sistema capitalista, segundo Marx?
a) A exploração do homem pelo homem
b) Materialismo histórico
c) Materialismo dialético
d) O acúmulo do capital
A alternativa “A” é a correta. O principal problema estaria na relação de exploração que se estabelece entre aqueles que detêm poder sobre os meios de produção e os que não possuem acesso. Aqueles que não possuem acesso passam a ter de vender sua força de trabalho para sobreviver. A busca pela sobrevivência e pela obtenção do sustento de seu corpo, bem como a diferença de acesso aos meios de produção dos bens de consumo, é a razão principal do conflito entre classes de acordo com Marx.