Topo
pesquisar

Exercícios sobre amensalismo e parasitismo

Exercícios de Biologia

Resolvendo esta lista de exercícios sobre amensalismo e parasitismo, você fixará pontos importantes das relações ecológicas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Quando algumas espécies de algas multiplicam-se de forma intensa, ocasionam as chamadas florações. Essas florações podem liberar toxinas que causam a morte de outras espécies que vivem na região. Esse tipo de relação ecológica é chamado de:

a) herbivoria.

b) comensalismo.

c) canibalismo.

d) parasitismo.

e) amensalismo.

questão 2

No parasitismo, duas espécies diferentes relacionam-se de modo que uma é prejudicada com essa interação. Diante dessa afirmação, podemos concluir que o parasitismo se trata de uma relação:

a) intraespecífica positiva.

b) interespecífica positiva.

c) intraespecífica negativa.

d) interespecífica negativa.

questão 3

Alexander Fleming foi um médico inglês que se destacou por um feito muito importante: a descoberta da penicilina. Essa substância, que foi descoberta ao acaso, é produzida por um fungo e é capaz de matar bactérias. Surgiu aí o primeiro antibiótico da história da humanidade, o qual até hoje é utilizado para o tratamento de algumas doenças bacterianas, tais como a sífilis.

A relação estabelecida entre o fungo produtor da penicilina e a bactéria é um caso de:

a) canibalismo.

b) comensalismo.

c) amensalismo.

d) parasitismo.

e) colônia.

questão 4

A lombriga, nome popular para a ascaridíase, é uma verminose intestinal muito disseminada ao redor do planeta. Ela pode desencadear dor de barriga, enjoo, perda de apetite e diarreia. O causador da doença é chamado de Ascaris lumbricoides, um tipo de

a) ectoparasita.

b) parasitoide.

c) endoparasita.

d) hemiparasita.

e) hospedeiro.

questão 5

O piolho é um animal que causa muito incômodo quando se aloja em nosso couro cabeludo. Esse inseto alimenta-se do nosso sangue e provoca coceira intensa, que pode causar ferimentos caso o paciente utilize as unhas para se coçar.

A relação estabelecida entre o piolho e o ser humano é denominada de:

a) mutualismo.

b) predação.

c) canibalismo.

d) parasitismo.

e) amensalismo.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. O amensalismo é uma relação interespecífica em que se observa uma espécie impedindo o crescimento de outra.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. As relações interespecíficas negativas ou desarmônicas ocorrem entre espécies diferentes e causam prejuízos a pelo menos um dos envolvidos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. A relação entre o fungo e a bactéria pode ser classificada como amensalismo, uma vez que a substância produzida pelo fungo impede o crescimento da bactéria.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. A lombriga é um endoparasita, pois é um parasita que vive no interior do corpo do hospedeiro.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. O parasitismo é uma relação em que uma espécie (parasita) associa-se à outra (hospedeiro) e retira desta o seu alimento, causando prejuízos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola