Topo
pesquisar

Exercícios sobre ciclo do oxigênio

Exercícios de Biologia

O ciclo do oxigênio é extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. Publicado por: Paula Louredo Moraes
questão 1

(UFMS-RS) Pode-se relacionar a formação da camada de ozônio com o ciclo do:

a)      Nitrogênio

b)     Carbono

c)      Oxigênio

d)     Enxofre

e)      Fósforo

questão 2

(Cesgranrio-RJ) “Nos grandes centros urbanos a venda de geladeiras dobrou. Esse é o principal motivo para o aumento de consumo de clorofluorcarbonos (CFCs) no Brasil, onde o produto é usado como resfriante.” (Imprensa local, setembro 1997.)

A emissão de poluentes como os CFCs está ligada a um sério desequilíbrio ecológico que compromete a (o):

a)      Camada de ozônio

b)     Inversão térmica

c)      Capa de gás carbônico

d)     Efeito estufa

e)      Aumento das chuvas ácidas

questão 3

De acordo com o ciclo do oxigênio, marque a alternativa incorreta:

a)      O oxigênio, além de participar da composição do ar e do gás carbônico, também participa da formação de compostos orgânicos e inorgânicos.

b)     Parte do oxigênio encontrado na atmosfera se transforma em ozônio, formando, dessa forma, a camada de ozônio, que é responsável por impedir que os raios ultravioletas penetrem no planeta.

c)      O único responsável pela destruição da camada de ozônio é a emissão de dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera causando diversos prejuízos.

d)     Fotossíntese e respiração são os dois processos responsáveis pela manutenção da concentração de oxigênio e também de gás carbônico no ambiente.

questão 4

Marque a alternativa que completa a seguinte frase:

“Em volta da Terra há uma frágil camada de gás ozônio que:

a)      Impede o efeito estufa

b)     Ajuda a manter a temperatura da superfície terrestre estável

c)      Protege animais, plantas e seres humanos das radiações emitidas pelo sol.

d)     Possui grande quantidade de gás ozônio, necessário à fotossíntese dos seres autótrofos e à respiração dos animais.

respostas
Questão 1

letra c

O oxigênio (O2) disponível na atmosfera participa da formação da camada de ozônio (O3), que se localiza a aproximadamente 20 e 40 km acima do nível do mar. Mas, como ocorre essa formação?

A formação da camada de ozônio começa no momento em que moléculas de oxigênio que se encontram na estratosfera são quebradas pela radiação solar ou por descargas elétricas. Quando essas moléculas degradadas se unem a moléculas inteiras de oxigênio, elas formam o ozônio, um gás azul escuro que se comporta como um escudo protetor, impedindo que as radiações ultravioletas cheguem à superfície terrestre.

Voltar a questão
Questão 2

letra a

Os CFCs são gases produzidos pelo homem e utilizados principalmente em aerossóis, geladeiras etc. Esses gases, uma vez na atmosfera, sofrem ação dos raios ultravioletas, liberando átomos de cloro. Esses átomos de cloro reagem com o ozônio da camada de ozônio, degradando-o em moléculas de oxigênio e, consequentemente, destruindo a camada de ozônio.

Voltar a questão
Questão 3

letra c

A alternativa c está incorreta, pois o principal responsável pela destruição da camada de ozônio é a emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), que destroem a camada de ozônio permitindo que as radiações ultravioletas penetrem na superfície terrestre.

Voltar a questão
Questão 4

letra c

A principal função da camada de ozônio, encontrada a aproximadamente 20 e 30 km acima da superfície, é a de proteger a superfície terrestre dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, que causam sérios danos a todos os seres vivos que habitam o planeta.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola