Topo
pesquisar

Exercícios sobre o complexo golgiense

Exercícios de Biologia

Com estes exercícios sobre o complexo golgiense, você testará seus conhecimentos a respeito dessa importante organela. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Analise as alternativas abaixo e marque a única que não se refere a uma função que pode ser atribuída ao complexo golgiense.

a) secreção celular.

b) glicosilação.

c) adesão celular.

d) síntese de proteoglicanas.

e) síntese de carboidratos.

questão 2

O complexo golgiense apresenta como principal função distribuir as macromoléculas provenientes do retículo endoplasmático. Algumas dessas substâncias, como algumas proteínas, são levadas para o meio externo por meio de vesículas produzidas por essa organela. Esse processo recebe o nome de:

a) síntese de proteínas.

b) glicosilação.

c) secreção celular.

d) síntese de carboidratos.

e) sinalização.

questão 3

O complexo golgiense não é uma estrutura exclusiva das células animais, sendo encontrado também nas células vegetais e em outros organismos vivos. Nos vegetais, essa organela apresenta, entre outras funções, a(o):

a) capacidade de formar os acrossomos.

b) participação na síntese dos ribossomos.

c) abastecimento do vacúolo com enzimas.

d) transporte de material genético para fora da célula.

e) participação na formação dos plastos.

questão 4

(Enem- 2013) Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Observe atentamente a quantidade de organelas presentes em cada linhagem
Observe atentamente a quantidade de organelas presentes em cada linhagem

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

questão 5

(UFF-RJ) O acrossomo, presente nos espermatozoides maduros, é essencial para fecundação. A formação do acrossomo ocorre a partir do

a) peroxissomo.

b) lisossomo.

c) complexo de Golgi.

d) centríolo.

e) retículo endoplasmático liso.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A adesão celular é um processo que garante que células vizinhas permaneçam unidas. Essa função pode ser atribuída ao citoesqueleto.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A segregação celular é um processo em que o complexo golgiense produz vesículas responsáveis pelo transporte de substâncias para fora da célula.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Nos vegetais, o complexo golgiense garante o abastecimento dos vacúolos com enzimas digestivas e atua na secreção de substâncias necessárias para a formação da parede celular.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. A secreção celular é uma função atribuída ao complexo golgiense, sendo assim, a melhor linhagem é aquela que apresenta maior quantidade dessa organela, ou seja, a linhagem I.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. O complexo de Golgi, atualmente chamado de complexo golgiense, atua na formação do acrossomo, uma estrutura rica em enzimas encontrada na cabeça do espermatozoide.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola