Exercícios sobre febre amarela
A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito contaminado. Em áreas urbanas, o principal agente infectante é:
a) Anopheles albitarsis.
b) Aedes aegypti.
c) Simulium pertinax.
d) Aleurocanthus woglumi.
e) Culex quinquefasciatus.
Alternativa “b”. O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor da febre amarela em áreas urbanas. Na área silvestre, a doença é transmitida principalmente pelo mosquito do gênero Haemagogus.
A febre amarela é uma doença provocada por vírus que desencadeia sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náusea e vômito. Além disso, na forma grave, podem ocorrer insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas e pele e olhos amarelados (icterícia).
Baseando-se nos seus conhecimentos, marque a única alternativa que não se refere a uma forma de proteção contra a febre amarela.
a) Não deixar água acumulada, pois esse local serve de criadouro para o mosquito causador da febre amarela.
b) Usar repelente de insetos.
c) Utilizar mosquiteiros em áreas de risco.
d) Não comer carne malpassada ou malcozida.
e) Tomar a vacina contra a febre amarela.
Alternativa “d”. A carne malpassada ou malcozida não está relacionada com a transmissão da febre amarela, pois essa doença é transmitida por um mosquito.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou em maio de 2014 que, a partir de junho de 2016, o certificado de vacinação contra a febre amarela terá validade por toda a vida da pessoa. Até então, a vacina tinha validade de apenas
a) 5 anos.
b) 10 anos.
c) 15 anos.
d) 20 anos.
e) 25 anos.
Alternativa “b”. Até 2014, a recomendação era que, após 10 anos da primeira vacina, outra dose deveria ser aplicada. Entretanto, as novas recomendações da OMS consideram que a vacina é válida por toda a vida.
(Fumarc - Concurso para Téc. Sup. Saúde: Biólogo) “A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), que apresenta alta morbidade e letalidade. A infecção pelo vírus da febre amarela causa no homem desde formas leves com sintomatologia febril inespecífica até formas graves com icterícia, albuminúria, oligúria, manifestações hemorrágicas, delírio, obnubilação e choque.
A letalidade geral varia de 5% a 10%, considerando os casos oligossintomáticos, entretanto, entre os casos graves que evoluem com icterícia e hemorragias, pode passar de 50%.
Texto extraído e adaptado do livro Caderno de atenção 22 – Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde
Todas as alternativas abaixo estão corretas em relação à virose descrita no texto, EXCETO:
a) O Aedes aegypti é o único vetor dessa virose, além de transmitir também a Dengue.
b) A vacinação seria uma medida eficaz principalmente para as pessoas praticantes do turismo ecológico e rural em áreas de risco.
c) Os indivíduos mais acometidos são geralmente jovens do sexo masculino que realizam atividades agropecuárias e extrativistas nas áreas de risco.
d) Essa doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano.
Alternativa “a”. O Aedes aegypti não é o único vetor dessa doença, estando relacionado, normalmente, com a transmissão em ambiente urbano. Na forma silvestre da doença, o mosquito Haemagogus é o vetor mais frequente.
(UFTM) A dengue e a febre amarela são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Sobre isso, pode-se afirmar que são doenças:
a) que provocam febre intensa, que deve ser tratada com AAS (ácido acetilsalicílico).
b) causadas por bactérias e existe vacina apenas para a dengue até o momento.
c) causadas por vírus e existe vacina apenas para a febre amarela até o momento.
d) cujo vetor Aedes aegypti também pode transmitir a malária e a elefantíase às pessoas.
e) que causam febre devido à liberação de merozoítos na circulação.
Alternativa “c”. Tanto a dengue quanto a febre amarela são viroses transmitidas pela picada de mosquitos contaminados. Apenas a febre amarela possui vacina, mas a vacina contra a dengue já se encontra em fase de estudo.