Topo
pesquisar

Exercícios sobre febre amarela

Exercícios de Biologia

Para resolver estes exercícios sobre febre amarela, relembre o agente causador da doença, bem como seus sintomas e formas de transmissão. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito contaminado. Em áreas urbanas, o principal agente infectante é:

a) Anopheles albitarsis.

b) Aedes aegypti.

c) Simulium pertinax.

d) Aleurocanthus woglumi.

e) Culex quinquefasciatus.

questão 2

A febre amarela é uma doença provocada por vírus que desencadeia sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náusea e vômito. Além disso, na forma grave, podem ocorrer insuficiência renal e hepática, manifestações hemorrágicas e pele e olhos amarelados (icterícia).

Baseando-se nos seus conhecimentos, marque a única alternativa que não se refere a uma forma de proteção contra a febre amarela.

a) Não deixar água acumulada, pois esse local serve de criadouro para o mosquito causador da febre amarela.

b) Usar repelente de insetos.

c) Utilizar mosquiteiros em áreas de risco.

d) Não comer carne malpassada ou malcozida.

e) Tomar a vacina contra a febre amarela.

questão 3

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou em maio de 2014 que, a partir de junho de 2016, o certificado de vacinação contra a febre amarela terá validade por toda a vida da pessoa. Até então, a vacina tinha validade de apenas

a) 5 anos.

b) 10 anos.

c) 15 anos.

d) 20 anos.

e) 25 anos.

questão 4

(Fumarc - Concurso para Téc. Sup. Saúde: Biólogo) “A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), que apresenta alta morbidade e letalidade. A infecção pelo vírus da febre amarela causa no homem desde formas leves com sintomatologia febril inespecífica até formas graves com icterícia, albuminúria, oligúria, manifestações hemorrágicas, delírio, obnubilação e choque.

A letalidade geral varia de 5% a 10%, considerando os casos oligossintomáticos, entretanto, entre os casos graves que evoluem com icterícia e hemorragias, pode passar de 50%.

Texto extraído e adaptado do livro Caderno de atenção 22 – Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde

Todas as alternativas abaixo estão corretas em relação à virose descrita no texto, EXCETO:

a) O Aedes aegypti é o único vetor dessa virose, além de transmitir também a Dengue.

b) A vacinação seria uma medida eficaz principalmente para as pessoas praticantes do turismo ecológico e rural em áreas de risco.

c) Os indivíduos mais acometidos são geralmente jovens do sexo masculino que realizam atividades agropecuárias e extrativistas nas áreas de risco.

d) Essa doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano.

questão 5

(UFTM) A dengue e a febre amarela são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Sobre isso, pode-se afirmar que são doenças:

a) que provocam febre intensa, que deve ser tratada com AAS (ácido acetilsalicílico).

b) causadas por bactérias e existe vacina apenas para a dengue até o momento.

c) causadas por vírus e existe vacina apenas para a febre amarela até o momento.

d) cujo vetor Aedes aegypti também pode transmitir a malária e a elefantíase às pessoas.

e) que causam febre devido à liberação de merozoítos na circulação.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor da febre amarela em áreas urbanas. Na área silvestre, a doença é transmitida principalmente pelo mosquito do gênero Haemagogus.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. A carne malpassada ou malcozida não está relacionada com a transmissão da febre amarela, pois essa doença é transmitida por um mosquito.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Até 2014, a recomendação era que, após 10 anos da primeira vacina, outra dose deveria ser aplicada. Entretanto, as novas recomendações da OMS consideram que a vacina é válida por toda a vida.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. O Aedes aegypti não é o único vetor dessa doença, estando relacionado, normalmente, com a transmissão em ambiente urbano. Na forma silvestre da doença, o mosquito Haemagogus é o vetor mais frequente.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. Tanto a dengue quanto a febre amarela são viroses transmitidas pela picada de mosquitos contaminados. Apenas a febre amarela possui vacina, mas a vacina contra a dengue já se encontra em fase de estudo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola