Topo
pesquisar

Exercícios sobre frutos e pseudofrutos

Exercícios de Biologia

Antes de resolver estes exercícios sobre frutos e pseudofrutos, relembre o que são essas estruturas e suas principais classificações. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os frutos são estruturas resultantes do amadurecimento de qual parte da flor?

a) Pétala.

b) Sépala.

c) Receptáculo floral.

d) Óvulo.

e) Ovário.

questão 2

Os frutos não surgiram apenas para garantir a nossa alimentação, eles exercem também um papel importante para a planta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta a finalidade biológica dessa estrutura:

a) Os frutos são responsáveis por atrair polinizadores.

b) Os frutos são responsáveis por garantir a reprodução das plantas, carregando dentro de si a célula reprodutora chamada de semente.

c) Os frutos, além de protegerem a semente, garantem a propagação das espécies.

d) Os frutos atuam na dispersão dos grãos de pólen.

questão 3

Os pseudofrutos, também chamados de frutos acessórios, diferentemente dos frutos, não possuem sua origem a partir do desenvolvimento do ovário. Todas as alternativas a seguir apresentam um nome de pseudofruto, com exceção da alternativa:

a) Caju.

b) Maça.

c) Romã

d) Coco.

questão 4

Nem todos os frutos são simples, ou seja, nem todos resultam do desenvolvimento de um único ovário. Alguns são formados por vários ovários de flores diferentes, outros por ovários separados de uma mesma flor. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome do fruto formado por vários ovários separados de uma única flor.

a) Fruto múltiplo.

b) Fruto agregado.

c) Drupa.

d) Legume.

e) Baga.

questão 5

(UFRGS) A escritora Isabel Allende, em seu livro Afrodite, apresenta uma série de frutos considerados afrodisíacos por diferentes culturas. Entre eles, são citados o abacate, a ameixa (1), a banana (2), o coco (3), o figo (4), a maçã, a manga, o morango (5), a pera e o pêssego.

Assinale o número correspondente ao fruto que se desenvolve a partir de uma inflorescência.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. Os frutos são estruturas formadas a partir do desenvolvimento do ovário. Quando outras partes da flor desenvolvem-se e tornam-se carnosas, dizemos que se trata de um fruto acessório.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A principal função do fruto é proteger a semente, entretanto, possui também papel primordial na propagação das espécies, uma vez que é levado por dispersores para áreas distantes da planta-mãe.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. O coco não é um fruto acessório, e sim um fruto do tipo drupa.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Os frutos agregados são aqueles formados por uma flor com vários ovários separados. Como exemplo, podemos citar o morango.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. O figo é um exemplo de fruto originado de gineceus de várias flores (inflorescência), sendo considerado, portanto, um fruto múltiplo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola