Topo
pesquisar

Exercícios sobre os polinizadores

Exercícios de Biologia

Ao responder a estes exercícios sobre polinizadores, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito do processo reprodutivo de angiospermas e gimnospermas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

Os polinizadores são agentes que garantem o transporte do pólen até o local onde está localizado o gameta feminino da planta. Entre os polinizadores a seguir, marque a alternativa que apresenta o único considerado um agente abiótico.

a) Animais.

b) Água.

c) Insetos.

d) Pássaros.

e) Morcegos.

questão 2

Um aluno observou uma flor com grande quantidade de néctar, com um odor muito acentuado durante a noite, resistente e sem coloração atrativa (esbranquiçada). Ao analisar essas características, ele chegou à conclusão de que o polinizador era, provavelmente:

a) uma abelha.

b) um beija-flor.

c) uma vespa.

d) um morcego.

e) o vento.

questão 3

Um aluno, ao analisar a flor de uma espécie da família Poaceae, verificou que ela não possuía perianto e odor e as anteras estavam expostas e conectadas a longos filetes. Ele concluiu que a flor, provavelmente, não sofria o processo de polinização por animais. Esse aluno está correto?

a) Não, pois a flor poderia atrair, por exemplo, morcegos, que são mais ativos à noite e não conseguem perceber cores fortes.

b) Não, pois as características citadas são de flores polinizadas por abelhas.

c) Não, pois besouros são amplamente atraídos por flores sem perianto e sem cheiro.

d) Sim, pois as características não são atrativas para animais e, dessa forma, a polinização, provavelmente, é feita pelo vento.

e) Sim, pois as características da flor sugerem que ela não sofre nenhum processo de polinização.

questão 4

(UFMS) As coníferas constituem um grupo de plantas lenhosas que tiveram o apogeu de seu desenvolvimento na era Mesozoica. Esse grupo ocorre principalmente em regiões de clima temperado do hemisfério Norte, onde há predomínio da família Pinaceae (Pinus sp), utilizada nas indústrias de celulose e confecções de móveis. No Brasil, o principal representante nativo é da família Araucariaceae (Araucaria angustifolia – pinheiro do Paraná), típica da região Sul e utilizada na alimentação (pinhão). Como características dos pinheiros, citam-se:

a) Presença de flores, óvulos protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

b) Presença de flores, óvulos protegidos por ovário, lenho constituído por traqueides e elementos de vasos, polinização especializada.

c) Ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

d) Presença de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

e) Ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização especializada.

questão 5

(UFPB) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância no ciclo de vida dos vegetais. Sobre esses dois mecanismos, é incorreto afirmar:

a) Os frutos contribuem para a dispersão das sementes, a exemplo do coco-da-baía que, por ser flutuante, pode ser levado pelas correntes marinhas para praias distantes, onde a semente germinará.

b) A dispersão das sementes pode ocorrer por meio do transporte de frutos que aderem ao corpo de animais, como acontece com o carrapicho.

c) A dispersão das sementes pode ocorrer pelo vento, a exemplo do que acontece com as sementes aladas das orquídeas.

d) A polinização feita por animais como morcegos, pássaros e insetos é um fenômeno característico das angiospermas.

e) As gimnospermas têm flores rudimentares (estróbilos) e nelas não se verifica o fenômeno da polinização.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. A água é um fator abiótico, assim como o vento, e é responsável pela polinização de algumas espécies de planta.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. As características dessa flor sugerem que a polinização é realizada por um morcego, pois esse agente apresenta hábitos noturnos e olfato bastante desenvolvido.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Antera exposta, grande produção de pólen, ausência de odor e cores chamativas são características de flores polinizadas pelo vento.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. As gimnospermas não possuem flores e sua polinização é realizada pelo vento. Além disso, por não possuírem flores, os óvulos não são protegidos por ovário. O xilema é constituído por fibras e traqueides.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “e”. As gimnospermas não apresentam flores, porém, há a presença de grãos de pólen que são produzidos em estróbilos. Esses grãos de pólen são transportados normalmente pelo vento em um processo chamado de anemofilia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola