Topo
pesquisar

Exercícios sobre soro e vacina

Exercícios de Biologia

Ao final da resolução destes exercícios sobre soro e vacina, espera-se que o aluno tenha ampliado seus conhecimentos sobre imunização. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O soro e a vacina são substâncias que agem como imunizadores do organismo. A respeito desses produtos, marque a alternativa incorreta:

a) O soro é responsável por uma imunização passiva.

b) As vacinas estimulam o corpo a produzir anticorpos contra determinado antígeno.

c) As vacinas são produzidas injetando-se o antígeno em um animal, que passará a produzir anticorpos. Os anticorpos são posteriormente processados e podem ser usados em humanos.

d) Como exemplo de soro, podemos citar o antiofídico.

e) Podemos dizer que a vacina é usada na prevenção, enquanto o soro é usado para curar.

questão 2

Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem-nos:

a) uma imunização passiva.

b) uma imunização imediata.

c) uma imunização prolongada.

d) uma imunização ativa.

e) uma imunização contínua.

questão 3

Quando uma pessoa é picada por uma cobra, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema.

a) O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.

b) O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.

c) O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.

d) Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.

questão 4

(UFMG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.

É correto afirmar que essas vacinas protegem porque

a) são constituídas de moléculas recombinantes.

b) contêm anticorpos específicos.

c) induzem resposta imunológica.

d) impedem mutações dos patógenos.

questão 5

(Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp. e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. A vacina é produzida utilizando-se o antígeno inativado ou atenuado. Quando se injeta o antígeno em um animal a fim de conseguir anticorpos, é produzido um soro.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Graças à capacidade da vacina de estimular a produção de anticorpos, dizemos que essa é uma forma de imunização ativa.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. Como o veneno de cobra age rapidamente, é importante que os anticorpos estejam disponíveis de maneira imediata. Sendo assim, a terapia utilizada deve ser o soro, que contém anticorpos já prontos.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. As vacinas estimulam a produção de anticorpos contra o antígeno específico nelas encontrado.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “b”. Como as vacinas são usadas na prevenção de doenças, os soros são usados para tratamentos rápidos e os antibióticos tratam enfermidades causadas por bactérias, podemos concluir que, para prevenir-se contra febre amarela, devemos vacinar o paciente; para o tratamento contra picada de cobra, devemos utilizar o soro; e em caso de leptospirose, devemos administrar antibiótico.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola