Topo
pesquisar

Exercícios sobre a transmissão da AIDS

Exercícios de Biologia

Antes de resolver estes exercícios, relembre as principais formas de transmissão da AIDS e como ocorre a multiplicação do HIV pelo corpo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(Vunesp) Em relação à AIDS, temos as afirmações seguintes:

I.A doença é causada por vírus;

II.O contágio dá-se, principalmente, por transfusão de sangue contaminado, contato sexual com portadores e uso em comum de agulhas pelos viciados em drogas;

III.A convivência com a pessoa doente, em casa, no trabalho, na escola, na rua, excluídas as condições mencionadas em II, não oferece perigo de transmissão da doença;

IV.A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.

Considerando os conhecimentos atuais, assinale a alternativa:

a) se apenas II, III e IV são corretas;

b) se apenas II e III são corretas;

c) se apenas I, II e IV são corretas;

d) se apenas II, III e IV são corretas;

e) se I, II, III e IV são corretas.

questão 2

Pessoas com AIDS geralmente apresentam uma série de infecções oportunistas em razão do ataque do vírus ao sistema imunológico. O vírus HIV atinge principalmente as células de defesa, chamadas de:

a) linfócitos B.

b) linfócitos T CD4.

c) linfócitos NK.

d) linfócitos T CD8.

questão 3

Entre as formas de se contrair o vírus HIV, marque a única alternativa que não indica uma das formas de transmissão.

a) Via sexual.

b) Transfusão de sangue.

c) Compartilhar copos e talheres.

d) Compartilhamento de seringas e agulhas.

e) Parto e amamentação.

questão 4

O HIV pode ser transmitido através da chamada transmissão vertical, que é aquela em que a mãe acaba transmitindo ao filho o vírus. Marque a alternativa incorreta a respeito desse tipo de transmissão.

a) O HIV pode ser transmitido para o bebê através da amamentação.

b) O HIV pode ser transmitido enquanto o filho ainda está no útero da mãe.

c) O HIV pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o momento do parto.

d) O HIV pode ser transmitido mais facilmente para o bebê caso a mãe utilize medicamentos antivirais durante a gestação.

questão 5

(UFJF) A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença que ataca o sistema imunológico através da destruição dos linfócitos T. Em consequência, pessoas contaminadas com o vírus HIV tornam-se altamente suscetíveis a diversas infecções que seriam normalmente suprimidas por aquele sistema. A importância do linfócito T para o organismo está no fato de:

a) ser uma célula produtora de anticorpos.

b) fagocitar o vírus HIV e outras partículas estranhas.

c) ativar outros linfócitos e destruir células infectadas.

d) produzir e liberar histamina a qual atrai outros leucócitos que combatem a infecção.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. Todas as alternativas estão corretas. A AIDS, causada pelo vírus HIV, é transmitida através do contato com sangue, leite, esperma e secreções vaginais de pessoas contaminadas. O convívio com pessoas doentes, aperto de mão, abraços, entre outros comportamentos que não envolvem contato com os fluidos corpóreos, não transmitem a AIDS. O HIV ataca os linfócitos T, ocasionando, assim, problemas no sistema de defesa.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. As principais células de defesa atacadas pelo HIV são os linfócitos T CD4. Após serem infectadas pelo vírus, essas células não conseguem responder adequadamente e perdem sua capacidade de defender de forma eficaz o organismo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O compartilhamento de pratos, copos e talheres não transmite o vírus. Além disso, aperto de mão e abraços não constituem um comportamento de risco.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “d”. O uso de antivirais é uma forma de prevenir a transmissão, pois diminui as chances de contaminação do bebê.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “c”. Os linfócitos T possuem como principais funções o auxílio ao sistema imune, ativando outros subtipos celulares e a resposta imunitária celular. Essas células não são capazes de produzir anticorpos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola