Topo
pesquisar

Exercícios sobre focos de uma lente esférica

Exercícios de Física

Os focos de uma lente esférica estão equidistantes do centro óptico e localizados sobre o eixo principal, independentemente de a lente ser convergente ou divergente. Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
questão 1

Vamos supor que tenhamos em mãos, para uma simples verificação, uma lente de vidro de bordos espessos. Com relação a essa lente podemos afirmar que ela:

a) é divergente.
b) é convergente.
c) no ar, é sempre divergente.
d) no ar, é sempre convergente.
e) nunca poderá ser uma lente divergente.

questão 2

Imagine uma lente, constituída de um material de vidro, do tipo biconvexa imersa no meio ar. Se fizermos incidir sobre ela um feixe paralelo de raios de luz, o feixe emergente:

a) será de raios paralelos.
b) divergirá do centro óptico da lente.
c) convergirá para o centro óptico da lente.
d) divergirá de um ponto do plano focal imagem.
e) convergirá para o foco da lente.

questão 3

Complete corretamente, e em sequência, a afirmativa: "Lentes divergentes de vidro envolvidas pelo ar, formam, sempre, imagens de objetos reais, que são ___________ e ________ que os objetos."

a) virtuais; maiores
b) virtuais; menores
c) reais; de mesmo tamanho
d) reais; maiores
e) reais; menores

questão 4

(PUC-CAMPINAS) Em uma lente biconvexa de vidro, envolvida pelo ar, incidem raios paralelos ao eixo principal e convergem para um ponto situado:

a) no centro óptico da lente.
b) no foco principal imagem.
c) entre o centro óptico e o foco principal.
d) além do foco principal.
e) n.d.a.

respostas
Questão 1

As lentes de bordos espessos podem ser bicôncavas, plano-côncavas e convexo-côncavas. Qualquer lente pode se comportar como uma lente convergente ou lente divergente, isso depende do material com que ela é formada e do meio em que se encontra. Uma lente de vidro de bordos espessos, imersa no ar, se comporta como uma lente divergente.

Alternativa C

Voltar a questão
Questão 2

A lente biconvexa é uma lente cujos bordos são finos, portanto todo raio que incide sobre a superfície de uma lente de bordos finos será convergido para o foco da lente.

Alternativa E

Voltar a questão
Questão 3

Uma lente divergente conjuga, a um objeto real, sempre uma imagem virtual, direita e reduzida (menor), qualquer que seja a posição do objeto.

Alternativa B

Voltar a questão
Questão 4

Todo raio que incide paralelo ao eixo principal de uma lente biconvexa é convergido para o foco principal imagem da lente esférica.

Alternativa B

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola