Topo
pesquisar

Exercícios sobre as sub-regiões nordestinas

Exercícios de Geografia do Brasil

Resolvendo esta lista de exercícios sobre as principais sub-regiões nordestinas, você consolidará seu aprendizado sobre o tema. Publicado por: Thamires Olimpia Silva
questão 1

Em virtude dos contrastes naturais e socioeconômicos encontrados na região Nordeste, normalmente ela é dividida em:

a) Meio-norte, Caatinga, Zona da Mata e Agreste.

b) Caatinga, Cerrado, Meio norte e Sertão.

c) Semiárido, Meio-norte, Caatinga e Sertão.

d) Semiárido, Caatinga, Zona da Mata e Agreste.

e) Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

questão 2

(UEM - adaptada) Assinale a alternativa correta sobre o Agreste e o Meio-norte, sub-regiões do Nordeste do Brasil.

a) O agreste corresponde a uma faixa de terras que se localiza entre o sertão semiárido e o Meio-norte.

b) O agreste é a zona de menor densidade demográfica da região Nordeste em virtude de sua localização, distante das principais cidades litorâneas.

c) No Meio-norte, as chuvas são variáveis, apresentando-se mais abundantes na porção sul, no contato com a Amazônia, e decrescendo para o norte, na direção do litoral semiárido.

d) As salinas são a principal atividade produtiva do litoral maranhense, concentrando grande parte da produção brasileira de sal marinho.

e) O extrativismo vegetal ligado ao babaçu e à carnaúba constitui uma importante atividade econômica do Meio-norte.

questão 3

(UECE) Considere as seguintes descrições de sub-regiões nordestinas:

I. Considerada a área de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia úmida, possui sua economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura, destacando-se como área de modernização o complexo que integra o porto de Itaqui à Serra de Carajás.

II. Área em que predomina uma estrutura baseada em minifúndios. A policultura e a pecuária semi-intensiva contribuem para o abastecimento do mercado regional.

III. É a sub-região mais povoada e a mais industrializada. Foi considerada a principal região econômica do país durante o Brasil colonial.

Pode-se afirmar corretamente que as descrições I, II e III acima correspondem respectivamente a:

a) Cerrado, Sertão e Zona da Mata.

b) Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

c) Cerrado, Agreste e Meio-norte.

d) Meio-norte, Agreste e Zona da Mata.

questão 4

Um dos principais problemas do Nordeste é a seca, que periodicamente afeta as atividades agropecuárias da região, matando animais e plantações inteiras. Apesar de atingir todos os estados dessa região, a seca não atinge todas as sub-regiões nordestinas, estando presente apenas:

a) no Meio-norte.

b) no Sertão.

c) no Agreste.

d) na Zona da Mata.

e) no Cerrado.

respostas
Questão 1

Letra E

As principais regiões nordestinas são: Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da mata. Essas regiões foram definidas em virtude das diferenças naturais e socioeconômicas encontradas na região Nordeste. Dessa forma, é fundamental saber identificar as diferenças entre as regiões para compreender as diferentes atividades econômicas desenvolvidas em cada uma delas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O extrativismo vegetal é uma das principais atividades econômicas do Meio-norte, pois nessa sub-região predomina a Mata dos Cocais, rica em Babaçu e Carnaúba.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

O Nordeste pode ser dividido em quatro regiões: Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

  • O Meio-norte é a região de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia. As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são o extrativismo vegetal e a agricultura.

  • O Sertão nordestino, que é a região entre o Meio-norte e o Agreste, apresenta clima semiárido e a Caatinga como vegetação. As principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária extensiva e de corte e o cultivo de frutas, flores, cana-de-açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa (no Vale do Cariri, Ceará) e extração de sal, no litoral.

  • O Agreste está entre o Sertão e a Zona da Mata e nele predominam as pequenas propriedades rurais, que apresentam produção de policultura e pecuária semi-intensiva para abastecer o mercado regional.

  • A Zona da Mata foi a primeira área a ser colonizada no Brasil e atualmente é a sub-região mais urbanizada e populosa do Nordeste.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O Sertão nordestino é conhecido como “Polígono das secas” em razão da constante ocorrência desse fenômeno na região. Nessa área, os produtores precisam encontrar medidas para superar os constantes períodos de estiagem. Uma prática muito comum é a irrigação de lavouras e uso das águas do rio São Francisco. Todavia, os pequenos proprietários de terras encontram dificuldades financeiras para implantar essa técnica, sendo muito comum a perda de animais e plantações inteiras.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola