Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Mata de Araucária

Exercícios de Geografia do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Mata de Araucárias e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

De acordo com a leitura e análise do texto, aponte as principais características da mata de araucária.

questão 2

O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial e diferentes tipos de clima, possui diversos biomas. Alguns desses biomas podem ser encontrados em mais de um complexo regional brasileiro, no entanto, cada Região apresenta um bioma predominante.
A Mata de Araucária está destacada (verde) no mapa abaixo. Marque a alternativa que indica a Região onde esse bioma é encontrado em abundância.

a) Região Sul

b) Região Norte

c) Região Sudeste

d) Região Centro-Oeste

e) Região Nordeste

questão 3

A Mata de Araucária está relacionada a qual bioma brasileiro?

a) Cerrado

b) Pantanal

c) Caatinga

d) Mata de Cocais

e) Mata Atlântica
 

questão 4

Marque a alternativa que não corresponde a uma característica da mata de araucária.

a) Apresenta vegetação típica de regiões de clima subtropical.

b) Possui árvores aciculifoliadas, com folhas em forma de agulha, finas e alongadas.

c) A Mata de Araucária pode ser encontrada no estado de São Paulo e na Região Sul do território brasileiro.

d) A Mata de Araucária é um bioma com pouca devastação, permanecendo com sua área intacta.

e) O relevo onde se localiza a Mata de Araucária apresenta altitudes que variam entre 800 e 1.300 metros.
 

questão 5

As imagens abaixo representam diversos biomas encontrados no território brasileiro.  Verifique-as e marque a alternativa que corresponde à Mata de Araucárias.

respostas
Questão 1

Presente em algumas porções de São Paulo e nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em especial no Paraná, a Mata de Araucária é um bioma típico de regiões com clima subtropical, sendo caracterizada como floresta temperada. No Brasil ela está relacionada à Mata Atlântica.

O relevo onde se localiza a Mata de Araucária é caracterizado por planaltos ondulados com terrenos sedimentares e basálticos, apresentando altitudes entre 800 e 1.300 metros.

Sua vegetação é composta por árvores (de até 50 metros de altura) com folhas em forma de agulha, finas e alongadas. A principal espécie é o Pinheiro-do-paraná, cujo fruto é o pinhão. Entre as espécies animais estão a gralha-azul e a gralha-picaça.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – O mapa em questão apresenta a Mata de Araucária em destaque (verde), onde a Região Sul é o local que abriga a maior parte desse bioma, com predominância nos estados do Paraná e Santa Catarina. O estado de São Paulo, localizado na Região Sudeste, também apresenta esse bioma, no entanto, a Região Sul possui a maior abundância de Mata de Araucária.

b) Falso – A Região Norte não possui Mata de Araucária, predominando a floresta Amazônica.

c) Falso – Uma pequena porção do estado de São Paulo possui esse bioma, porém ele é predominante na Região Sul.

d) Falso – A Região Centro-Oeste não apresenta a Mata de Araucária, sendo o Cerrado e o Pantanal os principais biomas desse complexo regional brasileiro.

e) Falso – Na Região Nordeste não há essa cobertura vegetal, sendo a Caatinga o bioma predominante.
 

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa correta: letra “E”.

a) Falso – O Cerrado não possui nenhuma semelhança com a Mata de Araucária, portanto esses biomas não estão relacionados.

b) Falso – O Pantanal e a Mata de Araucária não formam uma área de transição entre biomas.

c) Falso – A Caatinga é o bioma típico da Região Nordeste, sendo característico o clima semiárido nessa região. Portanto, esse dois biomas não se relacionam.

d) Falso – A Mata de Cocais é uma zona de transição entre as florestas úmidas da Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste.

e) Verdadeiro – A Mata de Araucária é um bioma associado à mata Atlântica. A formação da Mata de Araucária ocorre em uma área de transição da mata Atlântica.
 

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa correta: letra “D”.

a) Verdadeiro – A vegetação da Mata de Araucária é característica de regiões de clima subtropical, menos quente e úmido que o equatorial e o tropical. 

b) Verdadeiro – Sua vegetação é composta por árvores aciculifoliadas, cujas folhas apresentam formas de agulha. A espécie dominante é a Araucaria angustifolia, nome científico do Pinheiro-do-paraná.

c) Verdadeiro – A Mata de Araucária está presente em algumas regiões do estado de São Paulo e, principalmente, nos estados da Região Sul do Brasil, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina.

d) Falso – A madeira do Pinheiro-do-paraná, principal espécie desse bioma, possui grande valor comercial, fato que provocou (e ainda provoca) sua exploração, desencadeando drásticas reduções da Mata de Araucária.

e) Verdadeiro – O relevo da Mata de Araucária é constituído por médias altitudes, variando ente 800 e 1.300 metros, sendo composto por planaltos ondulados.
 

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Essa imagem representa o bioma Caatinga, pois sua vegetação é típica de regiões semiáridas.

b) Falso – A figura apresenta as características do Pantanal, com extensas áreas inundadas.

c) Verdadeiro – Essa figura apresenta as características da Mata de Araucária, entre os elementos característicos desse bioma destacados na imagem estão as árvores de grande porte, aciculifoliadas, com folhas em forma de agulhas e relevo formado por planaltos ondulados. 

d) Falso – Essa imagem representa áreas típicas de manguezais.

e) Falso – Essa figura apresenta as características do bioma Cerrado: árvores de pequeno porte e com os caules retorcidos.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola