Topo
pesquisar

Exercícios sobre eletromagnetismo

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, uma importante área da Física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

De acordo com o Eletromagnetismo, o movimento relativo entre cargas elétricas e um observador tem como resultado o surgimento de:

a) campos elétricos.

b) campos magnéticos.

c) diferença de potencial.

d) fenômenos relativísticos.

e) ondas gravitacionais.

questão 2

No Eletromagnetismo, existe uma lei que estabelece a seguinte relação: a variação temporal do fluxo de campo magnético através de uma área é responsável por produzir um campo elétrico perpendicular a essa área e, consequentemente, um campo magnético induzido no sentido oposto àquela variação. A lei que estabelece uma relação matemática para o enunciado mostrado acima é chamada de:

a) Lei de Faraday.

b) Lei de Ampére.

c) Lei de Gauss.

d) Lei de Lenz.

e) Lei de Faraday-Lenz.

 

questão 3

Durante muito tempo, desconhecia-se a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Pensava-se, nessa época, que se tratava de fenômenos distintos sem qualquer relação entre si. No entanto, bastou um experimento para provar que esses fenômenos estavam interligados. O experimento em questão ficou conhecido como:

a) experimento de Rutherford.

b) experimento de Faraday.

c) experimento de Oersted.

d) experimento de Millikan.

e) experimento de Michelson-Morley.

 

questão 4

A unificação e a descrição matemática dos fenômenos eletromagnéticos foi essencial para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias utilizadas atualmente. O responsável por essa unificação foi:

a) Michael Faraday.

b) Hans Christin Oersted.

c) André Marie Ampére.

d) James Clerk Maxwell.

e) Nikola Tesla.

respostas
Questão 1

Letra B

De acordo com as equações de Maxwell, é sabido que o movimento relativo entre cargas elétricas e um observador é capaz de dar origem a campos magnéticos em razão da variação do campo elétrico produzido pelas cargas em movimento.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Em todas as alternativas disponíveis nesse exercício, apresentam-se somente leis próprias do Eletromagnetismo. No entanto, a alternativa que explicita a lei que elucida o surgimento de campos elétricos e campos magnéticos induzidos mediante a variação de um fluxo de campo magnético é a Lei de Faraday-Lenz.

Essa lei é a junção da Lei da Faraday, que explica o fato de a variação do fluxo magnético produzir um campo elétrico, com a Lei de Lenz, também conhecida como a Lei da Conservação da Energia, que explica o surgimento do campo magnético induzido e de sentido oposto à variação de fluxo de campo magnético.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Foi Hans Christian Oersted o responsável pela descoberta da relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Acidentalmente, Oersted descobriu que a passagem de corrente elétrica em um condutor retilíneo era capaz de rotacionar a agulha de bússolas próximas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

Apesar de todas as alternativas da questão apresentarem nomes de físicos que contribuíram enormemente para o progresso do Eletromagnetismo, foi James Clerk Maxwell o responsável pela unificação da Teoria Eletromagnética. A descrição matemática por ele elaborada permitiu o cálculo da velocidade da luz, bem como a determinação da natureza da luz.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola