Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Aquecimento Global

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Aquecimento Global e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Como se caracteriza o processo de aquecimento global?

Ver Resposta
questão 2

Quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global?

Ver Resposta
questão 3

Quais as principais consequências ambientais do aquecimento global?

Ver Resposta
questão 4

Qual o principal objetivo do Protocolo de Kyoto?

Ver Resposta
questão 5

O efeito de estufa é o principal fenômeno responsável pelo aquecimento global, quais os principais gases que desencadeiam esse processo?

Ver Resposta
questão 6

(PUC-PR) Segundo o cientista da NASA James Hansen, a temperatura da Terra alcançou, nos últimos 30 anos, uma rápida ascensão de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno este que jamais havia ocorrido dede que acabou a era glacial, há 12 mil anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa.

São consequências do fenômeno de aquecimento global:

I - Devastação das florestas e savanas.   
II - Redução do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais.
III - Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, tanto no Atlântico Norte como no Atlântico Sul.
IV - Redução da acidez das chuvas.
V - Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.
VI - Rebaixamento do nível dos oceanos e consequente expansão das áreas litorâneas.
VII - Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.

A resposta que apresenta apenas as consequências do fenômeno é:

a) II, III, V e VII, apenas.
b) I, II, III, IV, VI e VII.
c) I, III, IV, e VI, apenas.
d) II, IV, VI e VII, apenas.
e) II, III e VI, apenas.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. A temperatura média anual está aumentando em proporções preocupantes. A elevação das temperaturas é detectada nos oceanos, atmosfera, o que provoca um desequilíbrio ambiental, afetando vidas aquáticas e terrestres.

Voltar a questão
Questão 2

Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global. Atualmente, duas vertentes tentam esclarecer esse fenômeno. Uma parcela da comunidade científica atribui que o aquecimento global é um processo natural, em razão das constantes modificações que o planeta Terra está sujeito a passar.

Outra parcela da comunidade científica alega que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural.

Voltar a questão
Questão 3

Influencia o regime de chuvas e secas, afetando plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que, em ritmo acelerado, aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas.

A acidificação da água do mar também pode contribuir para a escassez de alimento e intensificar o processo de seca. O aquecimento global trará consequências lamentáveis ao planeta. Os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século.

Voltar a questão
Questão 4

A elaboração do Protocolo de Kyoto é consequência de uma série de eventos ambientais para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera. É um instrumento para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Seu objetivo é que os países industrializados (com exceção dos EUA, que se recusam a participar do Acordo) reduzam (e controlem) até 2008-2012 as emissões de gases que causam o efeito estufa em, aproximadamente, 5% abaixo dos níveis registrados em 1990.

Voltar a questão
Questão 5

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido e possibilita a manutenção da vida. Sua intensificação, porém, tem elevado excessivamente a temperatura do globo. As atividades humanas têm intensificado esse processo. A maioria dos especialistas sustenta que a principal causa é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se fossem o vidro de uma estufa de plantas.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa Correta A – Como consequência das alterações climáticas que provocam o aquecimento global, ocorre a elevação da temperatura que promove o derretimento das calotas glaciais; maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, em razão das mudanças climáticas que proporcionam esses fenômenos; transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras que ocorre em razão das mudanças no nível do mar; aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos, que são ecossistemas marinhos tropicais, esses podem ser prejudicados pelas mudanças de temperatura dos oceanos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola