Topo
pesquisar

Exercícios sobre declínio do crescimento populacional

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre o declínio do crescimento populacional, você poderá testar seus conhecimentos sobre Demografia. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Sobre os fatores que contribuem para a queda das taxas de natalidade, avalie as proposições abaixo:

I) As quedas nas taxas de natalidade em todo o mundo podem ser entendidas como uma mudança cultural marcada pela expectativa dos pais em proporcionar melhor qualidade de vida a seu(s) filho(s).

II) A disseminação de métodos contraceptivos e a expressiva inserção da mulher no mercado de trabalho são fatores preponderantes para a diminuição do número de nascimentos.

III) A queda nas taxas de natalidade têm ocorrido de maneira homogênea em todo o mundo. Mesmo os países do continente africano têm sofrido expressivas quedas em suas taxas de natalidade.

Estão incorretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e II.

c) Apenas a III.

d) Nenhuma alternativa.

e) I, II e III.

questão 2

De acordo com a dinâmica da população atual, a análise dos dados e tendência de crescimento, é possível afirmar que, em 2070, a população mundial:

a) diminuirá significativamente.

b) dobrará de tamanho.

c) terá seu crescimento disparado.

d) iniciará um processo de declínio.

e) nenhuma das alternativas.

questão 3

As tendências de queda nas taxas de natalidade em conjunto com o aumento da expectativa de vida têm provocado outro significativo fator da dinâmica populacional. Que fator é esse?

a) aumento das taxas de mortalidade.

b) diminuição da densidade demográfica.

c) crescimento vegetativo acelerado.

d) envelhecimento da população.

e) redução da população relativa.

questão 4

(UFRR - Adaptado) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.

Isso ocorre em função do:

a) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

e) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

respostas
Questão 1

Letra C

A alternativa III está incorreta porque vários países do continente africano continuam com taxas de natalidade elevadas. Algumas previsões ainda consideram que a população desse continente poderá dobrar mesmo com a alta mortalidade provocada pelas epidemias de AIDS e outras doenças.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Por causa das quedas mundiais nas taxas de fecundidade e de acordo com os pesquisadores do International Institute for Applied Systems Analysis (Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados), a população mundial crescerá apenas até 2070. Após essa data, começará um processo de declínio até alcançar a estabilização.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

O envelhecimento da população já é uma realidade em muitos países nos quais as taxas de natalidade e fecundidade caíram e a expectativa de vida aumentou. Além disso, previsões indicam que o percentual de pessoas com mais de 60 anos alcançará cerca de 34% até o final desse século.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A maior parte dos países do continente europeu tem tido aumento do percentual de idosos em sua população e diminuição da taxa de natalidade.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola