Topo
pesquisar

Exercícios sobre a modernização do campo

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre a modernização do campo abordam as transformações estruturais e socioespaciais no meio agrário brasileiro com a introdução de novas tecnologias. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

O processo de mecanização do campo, associado a fatores históricos conjunturais, permitiu que se expandissem as atividades produtivas do campo brasileiro para diversas áreas do interior do país. Tal fator colaborou para o avanço da fronteira agrícola e permitiu uma maior integração geoeconômica de determinadas regiões do território em relação aos principais centros comerciais.

Em termos estruturais, uma medida necessária para garantir essa expansão econômica e a integração territorial do interior do Brasil foi:

a) a redução de impostos sobre grandes produções agrícolas.

b) a melhoria e crescimento dos modais de transporte.

c) o aumento das linhas de crédito para pequenos produtores.

d) o incremento de incentivos públicos e privados para sistemas alternativos de agricultura.

e) um maior adesão às principais pautas de reivindicação dos movimentos sociais do campo.

questão 2

A implantação de modernos agrossistemas no contexto geoeconômico brasileiro gerou uma série de debates, dividindo opiniões acerca da produtividade e dos impactos gerados pela modernização das práticas agrárias.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, um impacto negativo e um aspecto positivo da mecanização rural no Brasil.

a) diminuição média da produção / maior geração de empregos.

b) aumento dos índices de erosão / controle do êxodo rural.

c) redução das áreas florestais / aumento das exportações.

d) queda no preço das commodities / conservação da biodiversidade.

e) intensificação da exploração do solo / avanço da democratização das terras.

questão 3

A partir da década de 1960, as terras do Cerrado tornaram-se fornecedoras de alimentos básicos, como arroz e feijão, tornando-se referência nacional em rizicultura. No decorrer do processo de expansão capitalista no campo, pelo domínio tecnológico na agricultura, inseriu o Cerrado no cenário econômico, despertando o interesse dos agroexportadores por suas terras, antes vistas como improdutivas. […] Já nos anos 1980, a agricultura intensiva tomou impulso na região, com a viabilização tecnológica do cultivo de soja e da cana-de-açúcar, ela vai definir a estrutura fundiária, que mostra um perfil ainda mais claro quanto ao predomínio das grandes propriedades.

CALAÇA, M., DIAS, W. A. A modernização do campo no Cerrado e as transformações socioespaciais em Goiás. Campo-Território: revista de geografia agrária, v.5, n.10, p.316, ago. 2010.

Com o processo de mecanização do campo, a soja ganhou cada vez mais espaço nas áreas de cultivo do Cerrado. Um aspecto dessa produção é:

a) constituição plena em pequenas propriedades.

b) níveis produtivos em pequena escala.

c) modelo sustentável desse tipo de cultivo.

d) a produção voltada para o abastecimento do mercado externo.

e) substituição de maquinários por mão de obra barata.

questão 4

(UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à leitura da paisagem agrária mostrada na foto.

Produção agrícola mecanizada
Produção agrícola mecanizada

( ) A modernização do campo provoca a subordinação crescente do campo à cidade e à indústria, destino da produção agrícola e de onde recebe insumos e equipamentos.

( ) A modernização da agricultura torna as paisagens agrícolas homogeneizadas, através da especialização produtiva, para atender ao mercado urbano/industrial cada vez mais exigente.

( ) O campo torna-se cada vez mais autossuficiente em função de ser o espaço que mais rapidamente absorve as modernizações do meio técnico-científico-informacional.

( ) A modernização do campo reduz a população rural, mas contribui para a formação de uma população agrária, que, além dos boias-frias, inclui agrônomos, tratoristas, mecânicos e outros profissionais qualificados, que, mesmo morando nas cidades, dedicam-se às atividades agrárias.

A sequência correta das assertivas é:

a) F V V V

b) F V V V

c) V F F F

d) V V F V

e) V F F F

respostas
Questão 1

A expansão da fronteira agrícola e a mecanização do campo permitiram a ocupação de áreas até então pouco integradas no território brasileiro, o que exigiu maiores desenvolvimentos nos setores de transporte.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 2

Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.

Dentre os pontos positivos, mencionam-se: aumento da produção, diversificação nas técnicas agrícolas, crescimento das exportações, entre outros.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 3

A produção mecanizada da soja no Centro-Oeste brasileiro é, em maior parte, voltada para o mercado exportador.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

(V) – Com a mecanização, mais instrumentos industriais surgem no campo, o que o torna muito dependente das práticas industriais.

(V) – Com a introdução de monoculturas, há uma homogeneização das paisagens. Tal perspectiva é adotada para a produção em larga escala e, assim, atender as demandas do mercado.

(F) – Com as evoluções tecnológicas, o campo aumenta sua produção, mas não se torna autossuficiente, pois depende cada vez mais das atividades produtivas urbanas.

(V) – Com a introdução de maquinários, os trabalhadores rurais são substituídos por equipamentos e profissionais técnicos capazes de lidar com instrumentos tecnológicos e informacionais.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola