Topo
pesquisar

Exercícios sobre os principais biomas do mundo

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre biomas do mundo testarão seu conhecimento sobre a Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto. Publicado por: Thamires Olimpia Silva
questão 1

Os principais biomas mundiais são:

a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.

b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.

c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.

d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

questão 2

(UEPGPR) Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.

01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.

02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.

04. Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.

08. As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.

16. As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

questão 3

Com relação ao tipo de vegetação dos principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:

a) Os desertos quase não possuem vegetação.

b) Os campos são constituídos por uma vegetação composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.

c) As savanas possuem uma vegetação florestal densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem as folhas no outono.

d) A vegetação da Tundra é composta por musgos e líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.

e) A Taiga é composta por florestas de coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.

questão 4

A Mata Atlântica é o exemplar brasileiro de que tipo de bioma mundial?

a) Savanas.

b) Campos.

c) Florestas equatoriais.

d) Tundra.

e) Florestas tropicais.

respostas
Questão 1

Letra A

b) Falso - Os mangues são um tipo de ecossistema, e não um tipo de bioma. Além disso, as monções caracterizam um tipo de variação climática que ocorre no sul e sudeste da Ásia.

c) Falso - O campo-sujo é uma das fitofisionomias do cerrado e não corresponde a um bioma. Já a Mata de Araucárias está presente no bioma da Mata Atlântica.

d) Falso - As gramíneas e a vegetação xerófila caracterizam um tipo de vegetação e não podem ser consideradas biomas. Já a Mata de Galeria e a Mata de Araucárias são fitofisionomias do Cerrado e da Mata Atlântica, respectivamente.

Voltar a questão
Questão 2

Soma = 25

Respostas corretas: 1, 8, 16.

01) Verdadeira - Como o Brasil está localizado em uma área tropical e a Tundra ocorre em regiões polares, o Brasil não possui esse exemplar de bioma.

02) Falsa - A vegetação das savanas é constituída por gramíneas, arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos, e não por apenas gramíneas como afirmado no enunciado.

04) Falsa - A América do Sul possui diversos exemplares de desertos, tais como o Deserto do Atacama e o Deserto da Patagônia.

08) Verdadeira - As florestas tropicais são bastante úmidas e possuem uma grande biodiversidade de animais e plantas.

16) Verdadeira - A Taiga está localizada ao sul da Tundra e é composta principalmente por coníferas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

As savanas não são compostas por uma vegetação florestal densa, mas, sim, constituídas por gramíneas, arbustos e árvores de médio e pequeno porte.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A Mata Atlântica é um exemplar da Floresta tropical, já que ela está localizada em uma região de clima tropical próxima ao litoral. Essa floresta tem características muito semelhantes à floresta equatorial e praticamente não existe mais, visto que o intenso processo de ocupação do litoral brasileiro destruiu grande parte desse bioma.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola