Topo
pesquisar

Exercícios sobre reforma agrária

Exercícios de Geografia

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a reforma agrária, tema que motiva inúmeros conflitos no Brasil. Publicado por: Thamires Olimpia Silva
questão 1

Sobre o conceito de reforma agrária, é correto afirmar que:

a) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades produtivas de um determinado país ou região.

b) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas para camponeses que não possuem terras.

c) é uma política de incentivo à produção agrária vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

d) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas que só atende que tem condições para produzir na terra.

e) a reforma agrária é o processo de doação de terras para o Governo, que produzirá alimentos para os mais carentes. Muitos fazendeiros realizam essa prática em troca de isenção de impostos.

questão 2

No Brasil, a reforma agrária nunca foi plenamente realizada. Um dos principais fatores que impedem a sua realização no país é:

a) A falta de interesse dos camponeses em adquirir propriedades, já que o Brasil possui diversas propriedades disponíveis para a redistribuição de terras.

b) O baixo preço pago pelo Governo pelas propriedades desapropriadas desincentiva os fazendeiros a entregarem suas terras para a redistribuição promovida pela reforma agrária.

c) A grande corrupção dos movimentos que lutam em prol da reforma agrária, o que acaba resultando na não redistribuição das terras conquistadas.

d) O custo de manutenção dos assentados, pois, mais do que apenas desapropriar e redistribuir terras, a reforma agrária tem que dar condições para o camponês produzir nas terras adquiridas.

e) O pequeno número de terras improdutivas no país faz com que não seja possível realizar nenhuma redistribuição, já que, segundo a constituição de 1988, somente as terras improdutivas podem ser redistribuídas.

questão 3

(Unimontes) Acerca do Movimento dos Sem-Terra (MST) e da Reforma Agrária no Brasil, é CORRETO afirmar que:

a) o MST não recebe o apoio da Igreja e da Pastoral da Terra por invadir e destruir laboratórios de pesquisa de empresas reflorestadoras e áreas produtivas.

b) organismos de países capitalistas avançados se opõem ao financiamento das marchas do MST em função dos interesses ligados ao Fundo Monetário Internacional.

c) a imprensa e a mídia brasileira em geral não divulgam as invasões, confrontos e mortes ligados à luta pela terra, temendo alarmar o público.

d) a Constituição de 1988 estabeleceu ser obrigação do governo realizar a reforma agrária e, diante da inoperância governamental, o MST articulou ações de ocupação de terras.

questão 4

A Constituição Federal de 1988 legitimou a realização da reforma agrária no Brasil. Porém, essa determinação gerou muitos conflitos em virtude da:

a) falha no artigo da Constituição ao não determinar o que é considerado propriedade improdutiva, dando margem para diversas interpretações, tanto a favor da reforma agrária quanto contra.

b) falha na execução da lei, uma vez que muitas propriedades produtivas são redistribuídas para os camponeses.

c) falha na execução da lei, já que muitas propriedades improdutivas são redistribuídas para grandes latifundiários em vez de serem repassadas para trabalhadores sem-terra.

d) falha no artigo da Constituição, que determina que todas as propriedades agrárias estão sujeitas a serem redistribuídas de acordo com a vontade do poder público.

e) falha na execução da lei, que não prevê indenizações para os proprietários das terras desapropriadas, causando, assim, muitos conflitos.

respostas
Questão 1

Letra B

A reforma agrária é o processo de redistribuição das terras improdutivas de um país para beneficiar camponeses sem terras. Essa redistribuição tem como principal objetivo diminuir a quantidade de terras ociosas e de trabalhadores rurais sem terra, o que resultaria em um aumento da produtividade brasileira e da quantidade de alimentos para a população.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Mais do que redistribuir terras, o Governo precisa garantir que o camponês tenha condições de produzir. Isso é feito a partir da concessão de empréstimos com juros baixíssimos para que o camponês compre insumos e o maquinário necessário para a produção agropecuária.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, cabe ao Estado realizar a reforma agrária. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) surgiu com o objetivo de pressionar a realização da reforma agrária no Brasil, sendo muito comum a prática de ocupações de terra para essa finalidade.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A Constituição de 1988 não determina o conceito de propriedade improdutiva, o que causa diversos conflitos em virtude das diferentes interpretações. Enquanto os sem-terra, ao encontrarem uma propriedade improdutiva, veem-se no direito de invadi-la, os proprietários afirmam que as terras são produtivas, condenando a invasão.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola