Topo
pesquisar

Exercícios sobre Aposto e Vocativo

Exercícios de Gramática

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Aposto e Vocativo e veja a resolução comentada. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
questão 1

Atente-se para o poema exposto, procurando responder às questões referentes ao mesmo:

                       Dois vocativos
 “A maravilha dá de três cores:
branca, lilás e amarela,
seu outro nome é bonina.
Eu sou de três jeitos:
alegre, triste e mofina,
mas meu outro nome eu não sei.
Ò mistério profundo!
Ò amor!”

Adélia Prado
(In: O coração disparado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p.19)

a – O “eu” lírico representado pelo poema, explicita informações tendo como referência  

dois elementos: a flor e uma pessoa, cuja identificação não é retratada.
Como se trata de um texto poético, sabemos que o mesmo nos revela algo a mais daquilo que “aparentemente” parece óbvio. Partindo desse pressuposto, qual a pretensão da autora em se referir às características deste outro ser, ou seja, o humano?

b - No poema há dois versos que têm como função esclarecer sobre um termo especificado anteriormente, logo remetemo-nos à ideia do aposto. Identifique-os.

c – Caso identifique a presença do vocativo, destaque-o (s).

Ver Resposta
questão 2

Diante da oração abaixo, indique todos os apostos pertencentes a ela:

Quando a reunião iniciou, estavam na sala apenas o diretor, alguns funcionários e o dono da empresa, um importante representante da sociedade. O assunto em discussão foi: diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.

Ver Resposta
questão 3

(UFMG) A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
 
“Minha bela Marília,
tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.

a - (  ) vocativo
b - (  ) sujeito
c - (  ) aposto
d - (  ) adjunto adnominal

Ver Resposta
questão 4

Destaque o aposto referente às seguintes orações:

a – Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália
b-  Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
c – Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
d- São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
e – Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes

Ver Resposta
questão 5

Idem ao exercício anterior, aponte o vocativo nos casos abaixo:

a – Tenha esperança, meu filho! Não desanime!
b – Tome cuidado, garoto! Poderás se machucar.
c – Ó Pai, obrigada por proteger-me.  
d – Amigo, posso pedir-lhe um favor? 
e -  Participem todos da comemoração, caros colegas!

Ver Resposta
respostas
Questão 1

a- A intenção de Adélia Prado em comparar as características humanas com a flor foi exatamente para retratar as fases de transição em que às vezes nos encontramos em meio à vivência cotidiana, evidenciada pelo verso: Eu sou de três jeitos: alegre, triste e mofina.
b – O 1º e o 2º; o 4º e 5º.
c – branca, lilás e amarela; alegre, triste e mofina.

Voltar a questão
Questão 2

Um importante representante da sociedade; diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 4

a – França, Alemanha e Itália.
b – Uma importante escritora da literatura.
c – O inventor do 14 Bis.
d – A maior metrópole brasileira.
e – Dia de Tiradentes.

Voltar a questão
Questão 5

a – Meu filho
b – Garoto
c – Ó Pai
d – Amigo
e – Caros colegas

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola