Exercícios sobre consoantes

Com estes exercícios sobre consoantes, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os fonemas que encontram obstáculos na passagem pelo aparelho fonador. Publicado por: Luciana Kuchenbecker Araújo
Questão 1

Com relação às consoantes do nosso alfabeto, marque a alternativa incorreta:

a) Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.

b) As consoantes da Língua Portuguesa são: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, /H/, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /,/ X /, / Z /.

c) As consoantes são classificadas pela função das pregas vocais, pelas funções da cavidade bucal, pelo modo de articulação e pelo ponto de articulação.

d) Consoantes são fonemas que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador.

e) As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar, por exemplo: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.

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Resposta

Letra B: A letra H não é considerada consoante porque não produz nenhum som sozinha.

Questão 2

Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas apenas por consoantes sonoras:

a) rosa, dever, navegar;

b) barco, grito, colada;

c) lula, raposa, tristeza;

d) rango, tampão, pingo;

e) quer, certo, botão.

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Resposta

Letra A: As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar, por exemplo: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/ e /rr/.

Questão 3

Marque a única alternativa incorreta com relação às consoantes da Língua Portuguesa:

a) Com relação à função das pregas vocais, as consoantes podem ser surdas ou desvozeadas e sonoras ou vozeadas.

b) As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar.

c) São exemplos de consoantes surdas: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.

d) As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar, como: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/.

e) As consoantes /b/, /m/, /n/, /nh/ são fonemas nasais liberados pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.

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Resposta

Letra E: A consoante 'b' não é nasal, mas, sim, oral (liberada pela boca).

Questão 4

Com relação ao ponto de articulação, as consoantes podem ser:

a) velares, palatais, labiodentais, alveolares, dentais e bilabiais.

b) bilabiais, alveolares, dentais, fricativas e palatais.

c) velares, fricativas, oclusivas, bilabiais, labiodentais e palatais.

d) fricativas, oclusivas, alveolares, dentais e bilabiais.

e) oclusivas, bilabiais, labiodentais, palatais, velares e fricativas.

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Resposta

Letra A: Ponto de articulação é o lugar onde a corrente de ar é articulada: nos lábios, nos dentes, no palato, entre outros. Assim, as consoantes podem ser: velares, palatais, labiodentais, alveolares, dentais e bilabiais.

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