Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo Café Filho

Exercícios de História do Brasil

O curto governo de Café Filho registrou um período de instabilidade política com a realização das eleições de 1955. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-RS) O contexto político que levaria à crise do segundo Governo Vargas e ao suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954, estava relacionado com:

  1. a campanha do Partido Comunista Brasileiro contra um Estado excessivamente liberal.
  2. a pressão dos sindicalistas pela aprovação da Consolidação das leis do Trabalho.
  3. a oposição popular à criação da Petrobras.
  4. a mobilização geral contra o endividamento do governo junto aos Estados.
  5. a oposição dos liberais da UDN e de Lacerda na imprensa.
questão 2

O curto governo de Café Filho foi marcado principalmente pela realização das eleições para escolher o substituto de Getúlio Vargas, que havia cometido suicídio em 24 de agosto de 1954. O pleito realizado em 1955 teve como vencedor:

  1. Juscelino Kubitschek.
  2. João Goulart.
  3. Jânio Quadros.
  4. Carlos Lacerda.
  5. Ademar de Barros.
questão 3

O discurso do coronel Bizarria Mamede, da Escola Superior de Guerra, durante a cerimônia fúnebre realizada durante o enterro de um general, mostrava a posição de setores do exército em não aceitar a posse de JK. O discurso desencadeou ainda uma série de fatos que garantiu a posse do presidente eleito. Sobre esses episódios indique a alternativa incorreta:

  1. O contragolpe de 10 de novembro de 1955 impediu o retorno de Café Filho à presidência, sendo empossado no cargo o então presidente do Senado, Nereu Ramos.
  2. O general Henrique Lott se antecipou aos militares golpistas, realizando um contragolpe em 10 de novembro de 1955, afastando o presidente em exercício, Carlos Luz, com o objetivo de garantir a posse de JK.
  3. O general Henrique Lott, Ministro da Guerra, posicionou-se a favor do golpe de Estado, sendo impedido apenas pelo presidente Café Filho.
  4. O presidente Café Filho sofreu um suspeito ataque cardíaco, que foi apontado posteriormente como manobra para garantir que um político conservador, Carlos Luz, assumisse a presidência da República e criasse as condições para a realização de um golpe de Estado.
questão 4

Sobre o governo de Café Filho indique a alternativa incorreta.

  1. A UDN enfrentou sérias dificuldades para escolher um nome que fizesse frente à chapa PTB/PSD, nas eleições presidenciais de 1955. A escolha final da oposição acabou sendo fechada nos nomes do ex-tenentista Juarez Távora e Milton Campos.
  2. No período de campanha eleitoral, JK buscava o apoio da população com um discurso focado no enfrentamento dos problemas econômicos através do controle monetário e a imediata modernização da agricultura brasileira.
  3. A UDN tinha uma grande preocupação em defender a moralização do cenário político nacional e, graças ao tom incendiário de Carlos Lacerda, levantavam suspeitas sobre as reais intenções de Juscelino Kubitschek.
  4. Em novembro de 1955, o presidente Café Filho teve que se afastar do cargo para tratar de problemas cardíacos. No seu lugar, Carlos Luz, presidente da Câmara, assumiu o posto presidencial.
  5. Os grandes problemas econômicos da época (a inflação e o déficit da balança comercial) foram combatidos por Café Filho através da limitação do crédito, a redução das despesas públicas, a criação de uma taxa única de energia elétrica e a retenção automática do imposto de renda sobre os salários.
respostas
Questão 1

Letra E. A UDN, liderada por Carlos Lacerda, fazia uma intensa campanha contra Getúlio Vargas, principalmente através da imprensa, buscando criar condições para a deflagração de um golpe de Estado.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A. Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente em 1955, tendo que enfrentar posteriormente a oposição dos militares que não queriam que o eleito tomasse posse.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. O general Henrique Lott era a favor da legalidade, assumindo a defesa da posse dos candidatos eleitos, fossem quais fossem.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. A campanha de JK foi baseada na defesa do desenvolvimentismo, com a criação das condições necessárias para o rápido desenvolvimento industrial brasileiro.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola