Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Ustasha e o Estado fantoche da Croácia

Exercícios de História

Com esta lista de exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial durante o regime do Ustasha na Croácia. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

 O partido de extrema-direita, Ustasha, ascendeu ao poder com a invasão nazista e com a criação do Estado Independente da Croácia em 1941. Qual era o nome do líder desse partido?

a) Josip Broz Tito.

b) Alojzije Stepinac.

c) Draza Mihailovic.

d) Alija Izetbegovic.

e) Ante Pavelic.

questão 2

 Ao assumir o poder em 1941, o Ustasha iniciou uma política de genocídio que, muitas vezes, chocou até mesmo as lideranças nazistas instaladas na região. Os principais alvos foram os sérvios ortodoxos, judeus e ciganos, e muitos deles morreram em campos de concentração. Qual foi o principal campo de concentração construído na região?

a) Sobibor.

b) Belzec.

c) Jasenovac.

d) Treblinka.

e) Zagreb.

questão 3

 O Ustasha surgiu em 1929 na Itália e possuía forte influência de ideais nacionalistas de um povo que habitava a antiga Iugoslávia. O nacionalismo extremo defendido por esse partido defendia qual nacionalidade?

a) bósnios.

b) croatas.

c) eslovenos.

d) montenegrinos.

e) kosovares.

questão 4

 O representante do Regime Ustasha, assim como acontecia em países com regimes de extrema-direita, possuía um nome de tratamento que era utilizado para demonstrar respeito e ressaltar sua posição de líder supremo da Croácia. Qual era o termo utilizado para referir-se a Ante Pavelic?

 

a) Führer.

b) Duce.

c) Poglavnik.

d) Generalíssimo.

e) Hrvatska.

respostas
Questão 1

Letra E

O líder do Ustasha era o croata Ante Pavelic, que havia sido um dos fundadores do partido na Itália, em 1929. Assim que os nazistas invadiram a Iugoslávia, Pavelic foi colocado como chefe supremo do Estado fantoche da Croácia. A partir disso, ele impôs sua política de perseguição contra minorias da região e mantinha relação de submissão aos nazistas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O principal campo de concentração e extermínio desenvolvido na Croácia durante o controle do Ustasha foi o campo de Jasenovac. O campo foi criado em agosto de 1941 por ordem do governo croata, e, ao longo dos anos de funcionamento, cerca de 100 mil pessoas foram mortas lá, entre sérvios ortodoxos, judeus e ciganos.  

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

O nacionalismo extremista do Ustasha era inspirado em ideais nacionalistas croatas do século XIX. Esses ideais defendiam a emancipação da Croácia como nação e a sua desvinculação da Iugoslávia, que era governada, em maioria, por sérvios. Durante o período em que esteve no poder, o Ustasha impôs seu projeto de perseguição contra os sérvios. Houve também uma grande adesão de bósnios ao nacionalismo croata durante esse período.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O termo utilizado pelos partidários do Ustasha era Poglavnik, que era uma forma de tratamento para demonstrar respeito e admiração pelo líder do partido. O significado literal do termo é “aquele acima de todos”, no entanto, tem sido comumente interpretado como uma forma de referir-se a Ante Pavelic como o líder supremo da Croácia. Esse termo ainda possuía o mesmo sentido que o Führer, utilizado pelos nazistas alemães, e o Duce, utilizado pelos fascistas italianos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola