Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Guerras do Ópio

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre as Guerras do Ópio, você pode averiguar seus conhecimentos a respeito desse acontecimento, que é um dos mais importantes do século XIX. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Ao fim da Primeira Guerra do Ópio, em 1842, uma série de sanções foi imposta ao Império Chinês pela Coroa Britânica. Essas sanções foram legitimadas por meio do:

a) Pacto Londres-Hong Kong

b) Tratado de Nanquim

c) Tratado de Versalhes

d) Protocolo de Pequim

e) Tratado de Macau

questão 2

(Cesgranrio) A Primeira Guerra do Ópio (1840-1842) teve como uma de suas consequências:

a) a maior penetração do imperialismo inglês na China;

b) fechamento dos portos da China ao comércio ocidental;

c) a eliminação da influência colonialista francesa na China;

d) a queda do sistema de mandarinato na China;

e) a instituição de um governo republicano na China.

questão 3

Após o rompimento das determinações do Tratado de Nanquim, a Inglaterra lançou-se em mais uma guerra contra a China. Um dos acontecimentos mais emblemáticos da Segunda Guerra do Ópio foi:

a) o Grande Êxodo dos chineses para o Japão.

b) o assassinato da Rainha Vitória.

c) a invasão de Pequim e o incêndio do Palácio de Verão.

d) o uso da Cidade Proibida como residência pela Rainha da Inglaterra.

e) a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung.

questão 4

(UFRGS) Na primeira metade do século XIX, a Ásia Oriental era um importante mercado consumidor de produtos europeus e fonte de fornecimento de matérias-primas. Tal expansão imperialista foi concretizada mediante o estabelecimento de tratados comerciais, pressão política e expedições armadas. Considere as afirmações abaixo sobre as relações da Inglaterra com a Ásia.

I. A dominação na Índia ganhou amplitude e despertou a reação armada conhecida como Guerra dos Cipaios, ocorrida entre 1857 e 1859.

II. Na China, a destruição de um carregamento inglês de ópio em 1840 foi seguida de uma expedição naval que, após bombardear Nanquim, impôs um tratado pelo qual a Inglaterra obteve, entre outras vantagens, o controle de Hong Kong e a abertura de vários portos ao comércio.

III. Os ingleses controlavam várias regiões próximas da China e da Índia, como a Birmânia, o Tibete e o Afeganistão, dominando do Mar Vermelho ao Oceano Índico.

IV. Após 1860, o domínio inglês na China ficou seriamente abalado devido à eclosão de movimentos contestatórios de inspiração religiosa e tradicionalista, como a Revolta dos Karidjitas, o movimento dos Taipings e a Rebelião dos Boxers.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas IV.

c) Apenas I, II e III.

d) Apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

respostas
Questão 1

Letra B

O Tratado de Nanquim, assinado em 1842 pela Dinastia Chinesa de Manchu e pela Grã-Bretanha na cidade homônima, fez determinações à China com relação a atividades comerciais e controle de territórios. Um dos dispositivos mais importantes foi a posse inglesa sobre o território de Hong Kong, um dos mais estratégicos e mais ricos da China.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Antes de a guerra ser travada entre chineses e ingleses, a presença britânica na China ainda possuía algumas limitações. Os portos não eram efetivamente controlados pela Grã-Bretanha, e o comércio de produtos, como o ópio, ainda podia ser controlado pelo Império Chinês. Com o advento da guerra, essa situação mudou completamente, e o controle da Coroa Inglesa sobre a China tornou-se efetivo.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Em 18 de outubro de 1860, o Lord Elgin ordenou a quase 4.000 soldados britânicos a destruição do Palácio de Verão, que era um dos grandes complexos arquitetônicos da China. O incêndio do palácio simbolizava a vitória sobre o centro político do Império Chinês: a capital Pequim.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O item IV apresenta dois eventos que estão relacionados com o contexto do fim da Segunda Guerra do Ópio, o movimento dos Taipings e a Rebelião dos Boxes, ambos atuantes na China. Mas, no mesmo item, cita-se a Revolta dos Karidjitas, que deriva do islamismo e não teve atuação em território chinês.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola