Topo
pesquisar

Exercícios sobre escravidão no mundo muçulmano

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre escravidão no mundo muçulmano, você pode avaliar seus conhecimentos sobre como essa prática ocorria no universo islâmico. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Entre os europeus célebres que ficaram sob o jugo da escravidão muçulmana, estava Miguel de Cervantes, autor de “Dom Quixote de La Mancha”. Em que circunstância isso ocorreu?

a) Após a publicação da segunda parte de seu romance, “Dom Quixote”, em 1615.

b) Após as guerras contra os mouros pela unificação da Espanha em 1480.

c) Antes da tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

d) Após a Batalha de Lepanto contra os turcos em 1571.

e) Durante a conquista de Ceuta em 1415.

questão 2

Leia o texto:

“Ao converter meia África, o Islamismo contribuiu muito para estimular ainda mais a escravidão, pois praticou-a desde cedo: antes mesmo de Maomé, já no século VI, mercadores árabes frequentavam todos os portos da costa oriental da África, trocando cereais, carnes e peixes secos com tribos bantus por escravos. As populações negras não muçulmanas também consideravam a escravidão um fato absolutamente normal.” (COSTA, Ricardo da. A expansão árabe na África e os Impérios Negros de Gana, Male e Songai [sécs. VII-XVI]. In: NISHIKAWA, Taise Ferreira da Conceição. História Medieval: História II. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, p. 34-53).

Podemos concluir que o texto acima afirma:

a) que a escravidão não existia na África antes do islamismo.

b) que a escravidão não existia no Oriente Médio antes do islamismo.

c) que, após a expansão do islamismo na África, o tráfico de escravos, que já existia (inclusive entre os negros), foi ampliado significativamente.

d) que não há nenhuma conexão entre a escravidão islâmica e a escravidão africana.

e) que, quando os europeus chegaram à África, não havia mais escravidão. 

questão 3

Sobre a extensão temporal da prática escravagista na África muçulmana, bem como em alguns países da África negra, é possível dizer que:

a) durou até meados do século XIX, quando o neocolonialismo europeu aboliu a escravidão em toda a África.

b) só os negros da África Subsaariana, durante todo o período em que durou a escravidão, foram escravizados, visto que a escravidão acontecia por causa da cor.

c) só os muçulmanos praticaram a escravidão, mas abandonaram essa prática a partir do século XVI.

d) A escravidão na África acabou no século XV, com a chegada dos portugueses na costa atlântica.

e) dura até os dias de hoje, ainda que em escala muito pequena, sobretudo em regiões controladas por grupos terroristas radicais, como o Boko Haram.

questão 4

Com relação à escravidão muçulmana, é correto afirmar que:

a) durante a vigência do Império Turco-Otomano, a escravidão foi abolida.

b) Maomé, fundador do islamismo, não teve escravos.

c) Após a morte de Maomé, a prática da escravidão tornou-se bem menos viável.

d) A escravidão no mundo muçulmano só começou com a fundação do Império Turco-Otomano.

e) O islamismo expandiu a prática da escravidão, que já existia na Arábia antes dele.

respostas
Questão 1

Letra D

Miguel de Cervantes participou da Batalha de Lepanto, isto é, uma batalha naval travada no Mar Mediterrâneo entre as forças católicas, reunidas pelo papa Pio V, e os turcos (islamizados), liderados por Paxá. Foi ferido nessa batalha no peito e na mão. Após a batalha, Cervantes foi capturado por um corsário grego ligado aos turcos e transformado em escravo por estes.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A prática da escravidão já existia, tanto entre as tribos árabes quanto entre os reinos africanos, antes do islamismo. Porém, com a ascensão islã e a conversão dos árabes, que se expandiram em direção à África, a prática escravagista tornou-se bem mais intensa. Isso porque o tráfico, antes da expansão islâmica, não tinha a organização complexa que os muçulmanos lhe deram.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A prática da escravidão no continente africano teve uma presença ostensiva até o início do século XX, isto é, até esse período, a escravidão ainda era praticada de forma institucionalizada em alguns países muçulmanos. Mas, de lá pra cá, apesar de a escravidão ter sido abolida na África islâmica, alguns locais controlados por radicais islâmicos, como o Boko Haram, ainda a seguem, sequestrando e transformando em escravas sexuais meninas e adolescentes cristãs de outras regiões.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Maomé, fundador do islamismo, teve escravos, pois essa era uma prática comum entre os árabes desde muito antes de o islamismo desenvolver-se.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola