Exercícios sobre Cruz e Sousa

Estes exercícios sobre Cruz e Sousa abordam as principais características da obra do principal nome do Simbolismo brasileiro. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
Questão 1

(ITA-2002) 

Leia os seguintes versos:

Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.

(SOUSA, Cruz e. “Cristais”, in Obras completas.Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)

Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:

a) Sinestesia, aliteração, sugestão.

b) Clareza, perfeição formal, objetividade.

c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.

d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.

e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia. 

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Resposta

Alternativa “a”. A sinestesia (figura de estilo ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes), a aliteração (figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes no início de palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade) e a sugestão (efeito de sugerir, estimular, instigar, inspirar) estão entre as principais figuras de linguagem utilizadas pelos poetas simbolistas.

Questão 2

(Enem 2014)

Vida obscura

Ninguém sentiu  o  teu espasmo obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,

Mas  eu que sempre te segui os  passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!

 (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova  Aguilar, 1961)

Com uma obra  densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu  lirismo uma  sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No  soneto, essa percepção traduz-se em

a)  sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

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Resposta

Alternativa “a”. Cruz e Sousa é considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro, contudo, sua obra só foi reconhecida postumamente. Negro, enfrentou a discriminação (em 1883, foi recusado como promotor de Laguna, Santa Catarina) e acusações de que teria se omitido quanto a questões referentes à condição negra. Contudo, essa acusação não procede, pois em seu texto é possível reconhecer várias referências à sua cor e também à dor de ser negro.

Questão 3

Sobre a poesia de Cruz e Sousa é correto afirmar apenas:

a) Sua poesia, dentro do movimento parnasiano, representa um momento de descontração e investigação. Nela, verificam-se três fases: a fase romântica; a fase parnasiana e a fase pré-simbolista.

b) O poeta equilibrou a dimensão social com a dimensão coletiva, ilustrando, por meio desse procedimento, o comportamento característico da segunda geração romântica.

c) O desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo, posturas verificadas em sua poesia, originam-se do sentimento de opressão produzido pelo capitalismo e também do drama racial e pessoal que o autor vivia.

d) Formalmente, o poeta revela influências árcades e renascentistas, sem, contudo, cair no formalismo parnasiano. Embora preferisse o verso decassílabo, Cruz e Sousa explorou outras métricas, particularmente a redondilha maior.

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Resposta

 Alternativa “c”. a) Raimundo Correia. b) Castro Alves. d) Alphonsus de Guimaraens.

Questão 4

Entre as características da obra de Cruz e Sousa, a única que foge aos modelos simbolistas é:

a) preocupação intensa com a linguagem e certo refinamento formal.

b) tentativa de superação no transcendental e no místico.

c) Uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos.

d) Expressão da correspondência que a linguagem é capaz de estabelecer entre o concreto e o abstrato, o material e o ideal.

e) Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura.

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Resposta

Alternativa “b”. Espiritualista, transcendental e místico, Cruz e Sousa escreveu poemas que expressam uma concepção particular do catolicismo.

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