Topo
pesquisar

Exercícios sobre Poesia Marginal

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Poesia Marginal vão ajudar na compreensão desse interessante movimento literário brasileiro dos anos 70 e 80. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

FDV (Faculdade de Direito de Vitória)

Acerca da poesia marginal dos anos 70, é INCORRETO afirmar que:

a) ela se desenvolveu em pleno regime militar, porém não ousou contestar quaisquer valores impostos pela ditadura.

b) nasceu do interesse de jovens escritores pela poesia justamente após o AI-5 que, dentre outros procedimentos, impôs uma censura severa aos textos escritos, falados ou cantados.

c) Ana Cristina César, Chacal, Antônio Carlos Brito, Paulo Leminski são alguns de seus representantes.

d) foi considerada "marginal", dentre outros motivos, pela forma como os textos eram distribuídos, ou seja, à margem da política editorial vigente.

e) alguns textos eram mimeografados, outros xerocopiados ou impressos em antigas tipografias suburbanas.

questão 2

UFSC - 2013

As aparências revelam

Afirma uma Firma que o Brasil

confirma: “Vamos substituir o

Café pelo Aço”.

Vai ser duríssimo descondicionar

o paladar

Não há na violência

que a linguagem imita

algo da violência

propriamente dita?

CACASO. As aparências revelam. In: WEINTRAUB, Fabio (Org). Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2004. p. 61. Para gostar de ler 39.

Com base na leitura do poema, assinale a(s) proposição (ões) correta (s) acerca da Poesia Marginal:

I. Entre as temáticas das quais se ocupou a poesia marginal da década de 1970, havia espaço para painéis sociais, para a memória afetiva e a pesquisa poética e para o registro literário da intimidade. Sem grandes exageros, a única regra era atender aos princípios da norma padrão da língua.

II. Os versos “Vai ser duríssimo descondicionar / o paladar” podem ser entendidos metaforicamente como uma referência a sacrifícios impostos à população, obrigada a acomodar-se a uma nova ordem econômica.

III. Nos poemas reunidos em Poesia marginal, os autores enfocam a denúncia e a crítica social de uma maneira sisuda, sem apelar para o humor, pois visam conferir credibilidade ao que é dito.

IV. A frase “Vamos substituir o Café pelo Aço” pode ser interpretada como uma referência à abertura do país para a exportação de minérios, defendida por empresários e pelo Governo à época da Ditadura Militar.

V. No primeiro e segundo versos, no jogo de palavras “Afirma”, “Firma” e “confirma”, repete-se o segmento firma; isso pode ser interpretado como uma referência à influência das grandes empresas nas políticas estatais.

VI. Na estrofe final, observa-se como Cacaso procura desvincular a linguagem das práticas sociais, ao propor que não há violência nas palavras em si, mas apenas na realidade a que elas se referem.

a) II, IV e V.

b) I, III e V.

c) II, V e VI.

d) I, II e IV.

e) Apenas VI.

questão 3

Quanto aos principais representantes da Poesia Marginal brasileira, assinale a alternativa que apresente os principais nomes que fizeram parte do movimento literário em questão:

a) Paulo Leminski, João Cabral de Melo Neto, Arnaldo Antunes e Adélia Prado.

b) Clarice Lispector, Adélia Prado, Torquato Neto e Paulo Leminski.

c) Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Chacal e Waly Salomão.

d) Paulo Leminski, Torquato Neto, Cacaso e Chacal.

e) Francisco Alvim, José Agripino de Paula, Ferreira Gullar e Clarice Lispector.

questão 4

Sobre a Poesia Marginal, é incorreto afirmar:

a) Poesia Marginal foi uma designação dada à poesia produzida pela chamada “geração mimeógrafo”, incluindo poetas desconhecidos cuja produção literária estava fora do eixo Rio-São Paulo.

b) A Poesia Marginal ficou conhecida por esse nome porque seus poetas abandonaram os meios tradicionais de circulação das obras, comercializando seus livros (que eram mimeografados) a baixo custo e vendendo-os de mão e mão, dispensando assim o trabalho das grandes editoras.

c) Entre suas principais temáticas estava a preocupação com a forma e com a pesquisa poética. Nota-se um cuidado extremo em atender aos princípios da norma-padrão da língua, produzindo assim uma literatura canonicamente aceita pela Academia.

d) A tradição marginal estendeu-se pelos anos de 1980, quando outros recursos foram adotados, tais como a fotocópia e a produção de fanzines.

e) Nos Estados Unidos, o termo “poesia marginal” é usado para designar a poesia produzida pelos poetas chamados de beats, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A Poesia Marginal, ou Geração Mimeógrafo, foi um movimento literário brasileiro que ocorreu entre os anos 1970 e 80, em função da censura imposta pela ditadura civil-militar e como forma de resistência ao regime.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Na literatura e na poesia, a marginália foi representada por nomes como Paulo Leminski, José Agripino de Paula, Waly Salomão, Francisco Alvim, Cacaso, Torquato Neto e Chacal.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola