Topo
pesquisar

Exercícios sobre Presencismo

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Presencismo vão testar seus conhecimentos sobre a segunda fase do modernismo em Portugal. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Estão, entre os principais representantes do Presencismo:

a) Luís de Camões, Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner Andresen.

b) Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros.

c) José Régio, Adolfo Casais Monteiro e Miguel Torga.

d) Alexandre O'Neill, Fernando Namora e José Saramago.

e) Natália Correia, José Augusto França e Mário Cesariny.

questão 2

Sobre o Presencismo, é correto afirmar apenas:

a) Movimento literário do qual fizeram parte, entre outros, Alves Redol, Manuel da Fonseca, Afonso Ribeiro, Joaquim Namorado, Mário Dionísio, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Mário Braga, Soeiro Pereira Gomes ou Carlos de Oliveira.

b) O Presencismo teve início oficial no ano de 1915, quando um grupo de escritores e artistas plásticos (Mário de Sá-Carneiro, Raul Leal, Luís de Montalvor, Almada Negreiros, o brasileiro Ronald de Carvalho e Fernando Pessoa) lançou o primeiro número da "Orpheu", revista trimestral de literatura.

c) Por ser um momento de transição, uma vez que em 1915 surgiu a revista "Orpheu", marco inicial do Modernismo português, o Presencismo também pode ser classificado como Pré-Modernismo.

d) Além de dar continuidade às ideias do Orfismo e de eleger os membros desse período como "mestres", os presencistas pregavam uma literatura mais intimista e artística, voltada para a introspecção.

e) Surgido de um grupo de poetas liderados por André Bretón, na França, o Presencismo tornou-se um movimento artístico que defendia a volta a um primitivismo infantil. É um movimento que pretendia manifestar espontaneidade de ordem racional ou moral.

questão 3

Narciso

Dentro de mim me quis eu ver. Tremia, 
Dobrado em dois sobre o meu próprio poço... 
Ah, que terrível face e que arcabouço 
Este meu corpo lânguido escondia! 

Ó boca tumular, cerrada e fria, 
Cujo silêncio esfíngico bem ouço! 
Ó lindos olhos sôfregos, de moço, 
Numa fronte a suar melancolia! 

Assim me desejei nestas imagens. 
Meus poemas requintados e selvagens, 
O meu Desejo os sulca de vermelho: 

Que eu vivo à espera dessa noite estranha, 
Noite de amor em que me goze e tenha, 
...Lá no fundo do poço em que me espelho! 

José Régio

No poema de José Régio, é possível identificar as principais características da estética presencista. São elas:

a) Como traço característico da literatura produzida pelos jovens presencistas, observa-se a opção por uma certa alienação social. Atuando em um momento de sérias crises políticas, esses escritores preferiram interrogar o sentido da existência humana, criando uma literatura introspectiva.

b) Concepção da literatura como produto de um contexto histórico-social específico, de uma realidade concreta. Os textos apresentavam denúncia da alienação e dos fatores que tornam possível tal realidade, como a exploração dos trabalhadores, a falta de educação, as precárias condições de saúde e o governo ditatorial.

c) O Presencismo apresentou uma poesia alucinada, irreverente e chocante, cujo objetivo era o de provocar a burguesia acostumada à estagnação cultural portuguesa. Libertou-se de qualquer compromisso de caráter histórico, expressando na literatura o espanto de existir do homem moderno. Tais características são predominantes no poema Narciso.

d) Entre as principais características do Presencismo que podem ser encontradas no poema de José Régio, estão a escrita automática, a livre associação de ideias e palavras e a modificação das estruturas da realidade baseadas nos conteúdos oníricos.

e) Presença do misticismo e do espiritualismo; negação do espírito científico e materialista dos realistas/naturalistas; forte influência do subjetivismo; interesse pelo particular e pelo individual em detrimento do universal. Percebe-se também uma aproximação da poesia com a música por meio da utilização de recursos como a aliteração.

questão 4

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir:

O ______________, cuja designação e ideário estão vinculados à revista ______________, foi fundado em ______. _____________ foi seu principal porta-voz e responsável por definir o projeto estético do grupo. Os­escritores ______________ defendiam o ideal da “arte pela arte”, postura que afastou o movimento dos ideais _____________.

a) Orfismo – Orfeu – 1915 – José Régio – surrealistas – presencistas.

b) Presencismo – Presença – 1927 – José Régio – presencistas – orfistas.

c) Presencismo – Seara Nova – 1927 – Miguel Torga – presencistas – simbolistas.

d) Presencismo – Presença – 1915 – José Adolfo Casais – orfistas – presencistas.

e) Orfismo – Presença – 1940 – Almada Negreiros – presencistas – neorrealistas.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. José Régio, Adolfo Casais Monteiro e Miguel Torga foram os principais representantes da literatura presencista. José Régio é considerado seu maior expoente, foi ele quem definiu o projeto estético do grupo responsável por dar continuidade às conquistas dos primeiros modernistas e consolidar o modernismo em Portugal.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. a) Neorrealismo. b) Orfismo. c) Saudosismo. e) Surrealismo. Em virtude de seu projeto estético que defendia uma literatura voltada para a introspecção, o Presencismo foi alvo de duras críticas e dissidências, acusado de pregar o individualismo e de sobrepor o esteticismo ao conteúdo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. b) Neorrealismo. c) Orfismo. d) Surrealismo. e) Simbolismo.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. O Presencismo, cuja designação e ideário estão vinculados à revista Presença, foi fundado em 1927. José Régio foi seu principal porta-voz e responsável por definir o projeto estético do grupo. Os escritores presencistas defendiam o ideal da “arte pela arte”, postura que afastou o movimento dos ideais orfistas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola