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Exercícios sobre erros gramaticais

Exercícios de Redação

Estes exercícios sobre os erros gramaticais mais cometidos em redações de vestibulares vão contribuir para a eliminação de dúvidas recorrentes. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
 
"Maria pediu ____ psicóloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia."

a) preposição (a)
b) pronome pessoal feminino (a)
c) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)
d) verbo haver indicando tempo (há)
e) artigo feminino (a) 

questão 2

Observe a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à seguinte questão:


Na tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, a personagem empregou o advérbio onde adequadamente.

Sobre o uso dos advérbios onde e aonde, estão corretas as proposições:

  1. O advérbio onde pode ser substituído pelas expressões no qual, na qual e em que sem prejuízo de sua significação.

  2. O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

  3. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

  4. O advérbio aonde normalmente está acompanhado por verbos que indicam movimento, como ir, chegar, retornar, voltar, entre outros.

  5. O advérbio onde normalmente está acompanhado por verbos que indicam estado ou permanência.

a) Todas estão corretas.

b) Apenas III está correta.

c) I, II, IV e V estão corretas.

d) IV e V estão corretas.

e) III, IV e V estão corretas.

questão 3

Sobre as palavras parônimas, é correto afirmar:

a) Duas ou mais formas distintas na significação e na função, mas com mesma estrutura fonológica, mesmos fonemas e mesma acentuação. Exemplos: cozer, coser/expiar, expiar/ seção/sessão.

b) Fato de haver mais de uma palavra com significação semelhante que pode ser substituída por outra correspondente, ou seja, com mesma carga semântica. Exemplo: casa, lar, moradia, residência.

c) Palavras que estabelecem uma oposição contraditória. Exemplos: morte/vida, chegada/partida.

d) É o fato de haver palavras parecidas na sua estrutura fonológica e diferentes no significado. Exemplos: descrição/discrição, iminente/eminente, ratificar/retificar.

questão 4

 


Na tirinha de Jim Davis, Garfield, o verbo “ter” foi empregado de maneira coloquial, substituindo assim o verbo “haver”.

Analisando o emprego do verbo “ter” na tirinha de Garfield, observe as proposições e assinale aquelas que estão corretas.

I. Na modalidade oral e na modalidade escrita, não é permitida a substituição do verbo “haver” pelo verbo “ter”, quando o sentido expresso for “existir”.

II. Quando o sentido for “existir”, prefira o verbo “haver”, sobretudo na norma culta.

III. “Haver” e “a ver” são termos semelhantes e podem ser empregados nas mesmas situações linguísticas.

IV. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “Eu sei onde há doces” ou “Eu sei onde existem doces”.

a) II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e IV.

d) todas as proposições estão corretas.

questão 5

Empregue corretamente os termos “mas” e “mais”.

I. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.

II. Eles estavam ______ felizes do que antes, embora a chuva tenha atrapalhado a cerimônia.

III. Eles se encontrariam ______ vezes, ______ Eduardo precisou partir.

IV. Nós gostaríamos de voltar aqui ______ vezes, se você permitir.

V. Tentei chegar na hora, ______ me atrasei.

a) mas – mas – mais – mas – mas - mais

b) mas – mais – mais – mas – mais – mas

c) mais – mais – mas – mais – mas – mas

d) mas – mais – mais – mais – mais – mas

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. O único elemento que não será empregado na frase é o artigo feminino “a”. “Maria pediu à psicóloga que a ajudasse a resolver o problema que há muito a afligia”.

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Questão 2

 Alternativa “c”.

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Questão 3

Alternativa “d”. Chamamos de palavras parônimas vocábulos com estrutura fonológica parecida, mas com significados distintos. Sua significação será possível através do contexto no qual estarão inseridas.

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Questão 4

Alternativa “a”. Não podemos controlar a modalidade oral, contudo, a modalidade escrita deve obedecer à norma-padrão culta da língua, sobretudo nos textos formais e não literários. “Haver” e “a ver” são termos distintos e não devem ser empregados em uma mesma situação linguística. 

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Questão 5

Alternativa “b”

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