Topo
pesquisar

Exercícios sobre hipertexto

Exercícios de Redação

Estes exercícios sobre hipertexto vão ajudar na compreensão da evolução dos processos de leitura e escrita de textos. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Enem 2011

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.

questão 2

Enem - 2013

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

questão 3

Sobre o hipertexto, é INCORRETO afirmar:

a) Tipo de texto maior que somente pode ser encontrado na internet. Desde sua criação, na década de 60, já estava previsto que o hipertexto se desenvolveria em um tipo de texto eletrônico criado através de uma tecnologia radicalmente nova.

b) O termo hipertexto foi criado na década de 60 pelo filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação, Ted Nelson. Nos primórdios da informática, Nelson já vislumbrava os textos eletrônicos disponíveis em suportes inteligentes e interativos.

c) O hipertexto é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja cada vez mais comum relacioná-lo com os textos virtuais. É, sobretudo, um tipo de intertextualidade que está relacionado com a evolução dos modos de leitura e organização da escrita.

d) O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais acessíveis através de links e hiperlinks, que permitem ao usuário criar um processo de leitura não linear e não hierarquizada.

questão 4

Assinale a sequência correta que apresenta cinco características do hipertexto:

a) imutabilidade, flexibilidade, precisão, interatividade e inteligibilidade.

b) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e estrutura em rede.

c) velocidade, flexibilidade, imprecisão, imparcialidade e estrutura em rede.

d) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e imutabilidade.

e) conectividade, imparcialidade, dinamismo, inflexibilidade e acessibilidade.

questão 5

Uma das características principais do hipertexto é a possibilidade que o leitor tem de construir seu percurso de leitura, podendo, inclusive, exercer o papel de coautor do texto. Isso só é possível porque:

a) o leitor, depois de ter acessado diversos links e hiperlinks que formaram o hipertexto, é o responsável por construir a versão final do texto.

b) a noção de hipertexto não altera a noção tradicional de autoria do texto.

c) a partir do hipertexto, os limites entre autor e leitor ficaram ainda mais demarcados.

d) o hipertexto possibilita uma eventual interatividade entre o texto e o leitor.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. O conjunto de textos relacionados através de links e hiperlinks compõe um todo chamado hipertexto. O acesso aos links é opcional, e o leitor pode escolher seu próprio percurso de leitura, tornando a atividade mais colaborativa e interativa.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. O hipertexto também pode ser encontrado nos livros, embora o mundo virtual lhe propicie maior dinamismo e interatividade. Ele está presente nas notas de rodapé, verbetes de enciclopédias e dicionários.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “a”. A forma não linear e não hierarquizada de leitura possibilitada pelo hipertexto levou o leitor a participar de uma espécie de versão final do texto. Dessa forma, o leitor deixa de ser apenas a pessoa para quem se transmite uma determinada informação e passa a ser também o seu autor.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola