Topo
pesquisar

Exercícios sobre gêneros textuais

Exercícios de Redação

Estes exercícios sobre gêneros textuais abordam os diferentes gêneros e suas diversas funções sociais para a comunicação. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Questão 110 – Enem 2013

A diva

Vamos ao teatro, Maria José?

Quem me dera,

desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,

tou podre. Outro dia a gente vamos.

Falou meio triste, culpada,

e um pouco alegre por recusar com orgulho.

TEATRO! Disse no espelho.

TEATRO! Mais alto, desgrenhada.

TEATRO! E os cacos voaram

sem nenhum aplauso.

Perfeita.

PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.

Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva

a) narra um fato real vivido por Maria José.

b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.

c) relata uma experiência teatral profissional.

d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.

e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.

questão 2

Questão 106 – Enem 2012

Ao interpretar um anúncio publicitário, sempre considere os elementos verbais e não verbais. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br
Ao interpretar um anúncio publicitário, sempre considere os elementos verbais e não verbais. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.

b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.

c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.

d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.

e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

questão 3

Sobre as características dos gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que:

a) Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido.

b) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas.

c) Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto.

d) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc.

e) Os gêneros textuais, por adequarem-se às necessidades linguísticas dos falantes de acordo com as mudanças históricas e sociais, são incontáveis, diferentemente do que acontece com os tipos textuais.

questão 4

Assinale a sequência correta:

I. São definidos por propriedades linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.

II. Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.

III. Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função.

IV. Geralmente variam entre cinco e nove tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

a) tipo textual, gênero textual, gênero textual, tipo textual.

b) tipo textual, tipo textual, gênero textual, gênero textual.

c) tipo textual, gênero textual, gênero textual, gênero textual.

d) gênero textual, tipo textual, tipo textual, tipo textual.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. A cena descrita no poema narrativo “A diva” leva o leitor a imaginar a experiência teatral através do diálogo expresso no texto. Ao chegar ao final do poema, o leitor é surpreendido pela função poética, que transforma a simples Maria José em uma diva pela sua atuação dramática espontânea.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “e”. Os anúncios publicitários estão entre os inúmeros gêneros textuais. Neles, a linguagem verbal e a não verbal aliam-se para a construção de sentidos do texto. Através desses dois recursos, o cartaz tem a intenção de convencer o interlocutor a adotar um comportamento responsável e ecológico no momento de consumir.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Os gêneros textuais, ao contrário dos tipos textuais, são incontáveis, pois variam de acordo com o contexto comunicacional no qual os falantes estão envolvidos nos atos de fala.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola