Topo
pesquisar

Exercícios sobre a reportagem

Exercícios de Redação

Gênero textual do universo jornalístico, a reportagem apresenta características bem definidas. Resolvendo estes exercícios sobre a reportagem, você aprenderá a reconhecê-la. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto

a) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem.

b) discute problemas conjugais que conduzem à separação.

c) aborda a importância dos advogados em processos de separação.

d) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação.

e) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

questão 2

UFPR - 2010

Considere as seguintes características:

1. Texto expressionista de subjetividade exacerbada. 

2. Predominância da forma narrativa e humanização do relato.

3. Texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados. 

4. Predominância da forma descritiva e desumanização do relato. 

5. Texto literário e alta subjetividade. 

São estabelecidas para o gênero reportagem as características:

a) 1 e 3 apenas.

b) 2 e 3 apenas.

c) 2, 3 e 4 apenas.

d) 3, 4 e 5 apenas.

e) 1 e 2 apenas.

questão 3

São características do gênero reportagem:

a) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.

b) Seu principal objetivo é transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse.

c) Texto jornalístico divulgado nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja linguagem deve ser objetiva e clara.

d) A linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular. Sua linguagem é predominantemente subjetiva.

questão 4


A reportagem é um gênero textual jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva.

A reportagem publicada no jornal “O Globo”, do dia 21 de abril de 2010, tem como assunto principal informar sobre os problemas que atingem os moradores do entorno de Brasília. Sobre ela, é possível afirmar que:

I. Apresenta linguagem clara e objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.

II. Apesar de contrariar o princípio da imparcialidade, é possível observar que há uma opinião pessoal do enunciador na reportagem.

III. A imagem da campanha institucional do Governo do Distrito Federal, aliada aos seus recursos linguísticos, estabelece um paradoxo com a informação veiculada na reportagem.

IV. O fragmento da reportagem corrobora com as informações veiculadas na campanha institucional do Governo do Distrito Federal.

Estão corretas:

a) I e IV.

b) I, II e III.

c) Apenas IV.

d) I e II.

respostas
Questão 1

 Alternativa “e”. O autor do texto tem como objetivo questionar o enfoque dado pela revista ao tema, que, a seu ver, é pouco funcional para o leitor médio, e também lançar novas ideias sobre uma reportagem que vise a esse tipo de leitor.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O principal objetivo da reportagem é apresentar ao leitor várias versões para um mesmo fato, informando-o e contribuindo para a formação de sua opinião. A linguagem deve ser clara e objetiva, atingindo assim o maior número possível de pessoas.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola