Exercícios sobre amensalismo e parasitismo
Quando algumas espécies de algas multiplicam-se de forma intensa, ocasionam as chamadas florações. Essas florações podem liberar toxinas que causam a morte de outras espécies que vivem na região. Esse tipo de relação ecológica é chamado de:
a) herbivoria.
b) comensalismo.
c) canibalismo.
d) parasitismo.
e) amensalismo.
Alternativa “e”. O amensalismo é uma relação interespecífica em que se observa uma espécie impedindo o crescimento de outra.
No parasitismo, duas espécies diferentes relacionam-se de modo que uma é prejudicada com essa interação. Diante dessa afirmação, podemos concluir que o parasitismo se trata de uma relação:
a) intraespecífica positiva.
b) interespecífica positiva.
c) intraespecífica negativa.
d) interespecífica negativa.
Alternativa “d”. As relações interespecíficas negativas ou desarmônicas ocorrem entre espécies diferentes e causam prejuízos a pelo menos um dos envolvidos.
Alexander Fleming foi um médico inglês que se destacou por um feito muito importante: a descoberta da penicilina. Essa substância, que foi descoberta ao acaso, é produzida por um fungo e é capaz de matar bactérias. Surgiu aí o primeiro antibiótico da história da humanidade, o qual até hoje é utilizado para o tratamento de algumas doenças bacterianas, tais como a sífilis.
A relação estabelecida entre o fungo produtor da penicilina e a bactéria é um caso de:
a) canibalismo.
b) comensalismo.
c) amensalismo.
d) parasitismo.
e) colônia.
Alternativa “c”. A relação entre o fungo e a bactéria pode ser classificada como amensalismo, uma vez que a substância produzida pelo fungo impede o crescimento da bactéria.
A lombriga, nome popular para a ascaridíase, é uma verminose intestinal muito disseminada ao redor do planeta. Ela pode desencadear dor de barriga, enjoo, perda de apetite e diarreia. O causador da doença é chamado de Ascaris lumbricoides, um tipo de
a) ectoparasita.
b) parasitoide.
c) endoparasita.
d) hemiparasita.
e) hospedeiro.
Alternativa “c”. A lombriga é um endoparasita, pois é um parasita que vive no interior do corpo do hospedeiro.
O piolho é um animal que causa muito incômodo quando se aloja em nosso couro cabeludo. Esse inseto alimenta-se do nosso sangue e provoca coceira intensa, que pode causar ferimentos caso o paciente utilize as unhas para se coçar.
A relação estabelecida entre o piolho e o ser humano é denominada de:
a) mutualismo.
b) predação.
c) canibalismo.
d) parasitismo.
e) amensalismo.
Alternativa “d”. O parasitismo é uma relação em que uma espécie (parasita) associa-se à outra (hospedeiro) e retira desta o seu alimento, causando prejuízos.