(UNB 2010/1)
As plantas vasculares desenvolveram não só um sistema radicular que lhes permite absorver, do exterior, água e sais minerais, mas também um sistema condutor formado por dois tipos de vasos que transportam água, sais minerais e compostos orgânicos.
Tendo como referência o texto e as figuras I e II apresentadas acima, julgue os itens de 16 a 20.
16. Os vasos referidos no texto são o xilema, que transporta essencialmente água e sais minerais, e o floema, que transporta água, compostos orgânicos e sais minerais.
17. Se a célula produtora mostrada na figura I for uma célula da raiz, então um dos produtos sintetizados por ela é C6H12O6.
18. A figura II ilustra um vegetal cujo sistema de transporte está esquematizado na figura I.
19. Nos vegetais cujo sistema de transporte corresponde ao ilustrado na figura I, gametófito é a fase duradoura.
20. O desenvolvimento de tecidos especializados no transporte de substâncias foi fator importante no processo evolutivo dos vegetais terrestres, dado que viabilizou o aparecimento e o sucesso de plantas de grande porte.
(UFG 2010/1)
Um paisagista, responsável por um projeto de ornamentação de um jardim público, necessitou de uma espécie vegetal com as seguintes características: planta herbácea, caule do tipo rizoma, flores de pétalas cor-de-rosa e de fácil propagação por semente ou brotação. Para obter plantas exatamente iguais á descrita, explique, comparando os dois mecanismos reprodutivos, o melhor tipo de reprodução a ser escolhido.
Construa um quadro comparativo entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, quanto às seguintes características: estrutura, presença/ausência de vasos condutores, fase dominante, reprodução e, por fim, características típicas do grupo.
(Concurso da Secretaria de Educação do Estado de Goiás 2010)
As raízes desempenham importantes funções para a sobrevivência da planta e ocupam um espaço muito maior que a parte aérea da planta. Com relação ao sistema radicular, sabe-se que
(A) As eucotiledôneas possuem sistema radicular fasciculado ou em cabeleira.
(B) As funções primordiais das raízes são a fotossíntese e o armazenamento de matéria orgânica.
(C) O ápice da raiz é recoberto pela coifa, uma massa de células parenquimáticas vivas que revestem e protegem o ápice
(D) As monocotiledôneas possuem sistema radicular pivotante.
16. VERDADEIRA. O xilema transporta essencialmente água e sais minerais, e o floema, água, compostos orgânicos e sais minerais.
17. FALSA. A raiz não produz glicose.
18. FALSA. A figura II se refere a uma briófita. Tais plantas não apresentam sistemas condutores (são avasculares)
19. FALSA. Nestas plantas, o esporófito é a fase duradoura.
20. VERDADEIRA. Tecidos especializados no transporte de substâncias propiciaram maior eficiência neste sentido, em detrimento de um transporte por difusão. A presença destes vasos também se mostra vantajosa no que se diz respeito à sua resistência e sustentação. Assim, estas plantas tiveram condições de atingir maior altura.
Voltar a questãoComo o paisagista deseja, para a ornamentação, uma espécie cujas flores se apresentem em um cor específica, o ideal é que escolha uma planta de reprodução assexuada, já que seus descendentes são exatamente iguais à geração parental. Caso fosse de reprodução sexuada, devido à variação genética, o risco de se ter, além de flores cor-de-rosa, outras de cor branca, ou talvez vermelha, seria real; não correspondendo às expectativas do profissional.
Voltar a questãoa) ERRADA. Possuem sistema radicular pivotante.
b) ERRADA. Raízes não realizam fotossíntese.
c) CORRETA
d) ERRADA. Possuem sistema radicular fasciculado.
Voltar a questão