Exercícios sobre habitat e nicho ecológico
A baleia jubarte é uma espécie encontrada em todos os oceanos, portanto é considerada uma espécie cosmopolita. Sua alimentação é baseada basicamente na ingestão do kril, pequeninos crustáceos comuns em mares polares.
Sobre o krill e a baleia jubarte, marque a alternativa correta.
- O krill e a baleia jubarte possuem o mesmo nicho ecológico.
- O krill e a baleia jubarte podem possuir o mesmo habitat, mas nichos ecológicos diferentes.
- O krill é um predador natural da baleia jubarte.
- O krill e a baleia jubarte possuem uma relação de cooperação.
- O krill e a baleia jubarte nunca compartilham o mesmo habitat.
Alternativa “b”. Em certas épocas do ano, as baleias jubarte migram para mares polares para se alimentarem e, nessas águas, é frequente a presença do krill. Sendo assim, em determinadas épocas, eles ocupam o mesmo habitat. Entretanto, a baleia preda o krill, não possuindo, assim, o mesmo nicho ecológico.
O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.
A frase acima diz respeito:
- ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
- às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica.
- ao habitat do golfinho-rotador.
- às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
- à sociedade dos golfinhos-rotadores.
Alternativa “c”. Ao falar que o golfinho habita as águas oceânicas, estamos falando do local onde ele vive, ou seja, seu habitat.
Ao falarmos sobre a relação de um ser vivo com outros, sua forma de alimentação e sua reprodução, estamos descrevendo seu:
- habitat
- nicho ecológico
- potencial biótico
- nível trófico
- bioma
Alternativa “b”. O nicho ecológico descreve as interações de um ser vivo, sua reprodução, alimentação, predadores e estratégias para sobreviver.
(UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
- nicho ecológico.
- habitat preferencial.
- produtividade primária.
- territorialidade social.
Alternativa “a”. O nicho ecológico diz respeito ao papel desempenhado por uma espécie em um ecossistema, sua alimentação, reprodução, tipo de moradia, entre outras características do modo de vida de uma espécie.
(ENEM) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
Alternativa “d”. O texto extraído da revista Ciência Hoje das Crianças mostra como é a vida de um tamanduá. Isso caracteriza o seu nicho ecológico.