Exercícios sobre Origem da Vida

Exercícios de Biologia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Origem da Vida e veja a resolução comentada. Publicado por: Mariana Araguaia
questão 1

(CONCURSO SEDUC-GO)

As moléculas que constituem as células são formadas pelos mesmos átomos que são encontrados nos seres inanimados. Na origem e evolução das células, todavia, alguns tipos de átomos foram selecionados para a constituição das biomoléculas. Noventa e nove por cento da massa das células são formados de:

(A) Hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio.

(B) Oxigênio, sódio, carbono e hidrogênio.

(C) Silício, sódio, carbono e alumínio.

(D) Carbono, oxigênio, alumínio e sódio.
 

questão 2

(UFRS)

O desenho a seguir representa, de forma esquemática, o aparelho que Miller usou em suas experiências, em 1953, para testar a produção de aminoácidos a partir de uma mistura de metano, hidrogênio, amônia e água, submetida a descargas elétricas:

I. Com esta experiência, Miller demonstrou que havia produção de aminoácidos em condições semelhantes às que havia na atmosfera primitiva da Terra.

II. Como a circulação do material por dentro do aparelho está completamente isolada do meio externo, não houve possibilidade de contaminação com outras substâncias.

III. As substâncias resultantes das reações químicas acumularam-se em 3 e 4.

IV. Com esta experiência, Miller também descobriu a composição química da atmosfera primitiva da Terra.

São corretas as afirmações:

(A)  I e II
(B) II e IV
(C) III e IV
(D) I e III
(E) II e III

questão 3

Cite e dê uma breve explicação sobre as três hipóteses sobre a origem da vida.

questão 4

Discorra, em linhas gerais, sobre a hipótese da evolução química heterotrófica e também sobre a hipótese autotrófica; e os fundamentos para que cada uma fosse dada como correta. 

 

questão 5

Qual destas duas é a mais aceita, na atualidade? Por quê?

respostas
Questão 1

Letra A.

“Evidências recentes mostram que a atmosfera terrestre, entre 4 e 3,5 bilhões de anos atrás, era constituída por 80% de gás carbônico (CO2), 10% de metano (CH4), 5% de monóxido de carbono (CO) e 5% de gás nitrogênio (N2).” 

(Amabis & Martho. Biologia das Células. Volume 1. Página 32.)

Voltar a questão
Questão 2

Letra A.

I: correta
II: correta
III: incorreta, as substâncias acumularam-se somente na etapa 4.
IV: incorreta. Seu experimento somente reforçou a ideia de que a vida poderia ter se formado espontaneamente, a partir do conjunto de condições que nosso planeta dispunha.

Voltar a questão
Questão 3

Panspermia: a vida teria se originado a partir de matéria ou até organismos vivos, oriundos de outros planetas.

Criação divina: os seres vivos foram criados por um ser divino.

Evolução química: os seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada, por meio de processos físicos e químicos. (Muitas pessoas acreditam na ideia de que a evolução química também pôde ter intervenção divina.)

Voltar a questão
Questão 4

Hipótese heterotrófica: segundo ela, os seres vivos se alimentavam de moléculas inorgânicas disponíveis no meio, já que provavelmente não teriam estruturas capazes de fazer com que fabricassem seu próprio alimento.

Hipótese autotrófica: os primeiros seres vivos produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações químicas entre elementos inorgânicos. O argumento a favor desta hipótese é a existência das Archaeas, capazes de viver em ambientes extremos e produzir energia por mecanismos semelhantes ao descrito

Voltar a questão
Questão 5

A hipótese autotrófica é a mais aceita, atualmente, por duas razões. A primeira porque haveria um momento em que não haveria mais oferta de alimentos, fazendo com que a vida se tornasse inviável. A segunda, porque as Archaeas provaram que há possibilidade de se viver e sintetizar seu alimento tal como propõe a hipótese autotrófica.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado