Exercícios sobre osteíctes
Os osteíctes são um grupo de peixes que apresentam esqueleto ósseo. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não apresenta uma afirmação sobre esse grupo.
a) Os osteíctes, apesar de terem esqueleto ósseo, possuem algumas partes com cartilagem.
b) Os osteíctes apresentam glândulas produtoras de muco que facilitam a natação.
c) Os osteíctes possuem brânquias expostas.
d) Os osteíctes apresentam sistema digestório completo, isto é, que começa na boca e termina no ânus.
e) Os osteíctes possuem uma estrutura denominada de bexiga natatória que garante o equilíbrio do peixe em diferentes profundidades.
Alternativa “c”. Os osteíctes, diferentemente dos condrictes, possuem uma estrutura que recobre as brânquias denominada de opérculo.
Os osteíctes podem ser classificados em duas classes principais. Entre essas classes, uma inclui os representantes conhecidos como peixes pulmonados. Analise as alternativas a seguir e marque a classe que possui esse incrível grupo:
a) Actinopterygii.
b) Agnatos.
c) Elasmobranchii.
d) Holocephali.
e) Sarcopterygii.
Alternativa “e”. O grupo dos Sarcopterygii inclui representantes com nadadeiras carnosas e suporte ósseo. Como exemplo de sarcopterígeos, podemos citar os celacantos e peixes pulmonados.
A bexiga natatória apresenta, em algumas espécies, ligação com o trato gastrointestinal. Essa ligação permite que esse grupo de peixes encha suas bexigas natatórias engolindo ar da atmosfera. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica o nome correto desse grupo de peixes.
a) Elasmobrânquios.
b) Fisóstomos.
c) Alevino.
d) Holocephali.
e) Fisóclistos.
Alternativa “b”. Os peixes fisóstomos são aqueles que apresentam uma conexão entre a bexiga natatória e o trato gastrointestinal. Os peixes que não apresentam essa ligação são chamados de fisóclistos.
(UFRGS-RS) Em peixes ósseos, o órgão responsável pela manutenção do equilíbrio hidrostático é:
a) o fígado.
b) o estômago.
c) a bexiga natatória.
d) o esqueleto.
e) a nadadeira caudal.
Alternativa “c”. A bexiga natatória é uma estrutura que permite que o peixe afunde ou flutue na água.
(UFMS) Quando compramos um peixe ósseo na feira ou no mercado, recomenda-se observar o estado de conservação das brânquias, pois, se elas estiverem vermelhas e brilhantes, significa que o peixe está em bom estado para ser consumido. Para que as brânquias sejam observadas facilmente pelo comprador, é necessário
a) levantar as placas orais do peixe.
b) abrir as fendas branquiais do peixe.
c) remover a bexiga natatória do peixe.
d) levantar o opérculo do peixe.
e) fazer um corte longitudinal no pedúnculo caudal do peixe.
Alternativa “d”. Como as brânquias dos peixes ósseos estão protegidas pelo opérculo, é fundamental levantar essa estrutura para a visualização.