Exercícios sobre população e comunidade
Um estudante de Biologia pretende estudar uma espécie de planta que vive em uma região de serra de sua cidade. Os indivíduos dessa espécie, que são encontrados apenas nessa região, recebem a denominação de:
a) comunidade.
b) população.
c) biosfera.
d) sociedade.
e) colônia.
Alternativa “b”. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e que vivem em uma determinada região constitui uma população.
Uma população apresenta sempre um crescimento limitado, uma vez que uma grande quantidade de indivíduos pode prejudicar a captação de recursos. Entre os fatores expostos a seguir, qual promove o aumento de uma população?
a) Mortalidade.
b) Imigração.
c) Predação.
d) Emigração.
e) Competição intraespecífica.
Alternativa “b”. A imigração corresponde ao número de indivíduos que entram em uma população, causando seu aumento.
Os organismos vivos de um ecossistema interagem entre si e também com o meio em que vivem. O conjunto de todas as espécies de uma região é conhecido por:
a) população.
b) biosfera.
c) comunidade.
d) ecossistema.
e) biótopo.
Alternativa “c”. Comunidade ou biocenose é o conjunto de várias espécies que vivem em uma determinada região. Alguns autores consideram como comunidade a parte viva de um ecossistema.
(Mack-2006) Se duas populações de animais de espécies diferentes, que pertencem ao mesmo gênero e ocupam o mesmo nicho ecológico, forem colocadas num mesmo meio, espera-se que
a) ocorra competição entre elas e ambas desapareçam.
b) adaptem-se ao meio, reduzindo, cada uma, sua população à metade.
c) uma delas vença a competição, determinando a eliminação da outra.
d) ocorra mutualismo e ambas aumentem suas populações.
e) ambas continuem com o mesmo número populacional.
Alternativa “c”. As populações sofrem a influência de outras populações. No caso apresentado na questão, por ocuparem o mesmo nicho, as duas populações iniciarão uma competição. A competição limitará os recursos, o que pode fazer com que uma espécie seja eliminada daquela área.
(UFSC-2007) Considere que em determinada região existam 6 populações de seres vivos. A população 1 é constituída de vegetais e a população 6 é constituída de micro-organismos decompositores. A população 2 se alimenta da população 4, que, por sua vez, alimenta-se somente da população 1. A população 5 se alimenta da população 2 e da população 4. Por fim, a população 3 se alimenta da população 5.
De acordo com essas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Se a população 3 desaparecer, espera-se que as populações 2 e 4 diminuam.
02. A única população que ocupa mais de um nível trófico é a 3.
04. A população 3 ocupa o primeiro nível trófico e a população 1 ocupa o último.
08. Existem relações de predatismo e competição entre as populações 2 e 5.
16. Todas as populações, exceto a 1, são carnívoras.
32. A situação apresentada caracteriza uma teia com duas cadeias alimentares.
Respostas corretas: 01+08+ 32 = 41. Para responder a essa pergunta, é necessário anotar os dados e descobrir os níveis tróficos de cada população:
1- Produtores
2 - Consumidores secundários
3 - Consumidores quartenários ou terciários
4 - Consumidores primários
5 - Consumidores terciários ou secundários
6 - Decompositores
Feito isso, basta analisar as afirmações. A afirmação 02 está incorreta, pois tanto a população 3 quanto a 5 ocupam diferentes níveis tróficos. A proposição 04 está incorreta, pois a população 1 ocupa o primeiro nível trófico, e a população 3, o quinto nível. Por fim, a afirmação 16 está errada, pois a população 6 é decompositora.